Rolante celebrará o Dia do Patrimônio Cultural com roda de conversa e valorização do Museu e história locais

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto, será marcado com ampla programação em todo o estado. Sob o tema “Narrativas abrangentes: memórias e identidades”, em 2020 as ações serão virtuais, reunindo mais de 50 municípios e 140 instituições em ações durante todo o mês. O município de Rolante, sempre envolvido em ações culturais, não poderia deixar a data passar sem realizar programações alusivas à valorização e divulgação do patrimônio local. Entre os dias 15 e 21, de forma on-line, o Museu Histórico de Rolante (MHR), com apoio do Departamento de Cultura, promoverá três atividades. Além da temática estadual, Rolante inclui em sua IV Semana Municipal do Patrimônio o tema “Fragmentos da Nossa História“.

A Diretora de Cultura, Joyce Reis, pontua que é essencial promover ações que valorizem o patrimônio histórico tanto para o momento atual quanto para o futuro. “Preservar o patrimônio de uma comunidade é deixar viva a sua história, manter a memória e valorizar a sua cultura. Através da realização da Semana de Patrimônio buscamos atingir esses objetivos e, especialmente este ano, pensamos em uma programação on-line, garantindo a continuidade do trabalho e a participação das pessoas”, destaca.

A programação inicia com a Roda de conversa “Patrimônio, Memória e Identidade”, onde o coordenador do MHR, Igor Tieres Glaeser, recebe a historiadora e professora da Faccat, Dra. Dóris Rejane Fernandes. Os participantes poderão interagir, trocando experiências e tirando dúvidas. Além disso, uma série de vídeos serão compartilhados através da página do Espaço Cultural de Rolante, no Facebook. No dia 16, a abertura acontece com a publicação de um pequeno vídeo explicativo sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas no acervo da instituição museológica, entre elas: registro, catalogação, manutenção preventiva e pesquisa.

Programação completa:

  • 16 de agosto, 18h
    Divulgação do vídeo: Atividades do Museu Histórico de Rolante neste tempo de pandemia
    Facebook Espaço Cultural de Rolante
  • De 17 a 21 de agosto, às 8:30
    Divulgação diária de vídeos sobre a história de Rolante, através do projeto: “Fragmentos da nossa história
    No Facebook Espaço Cultural de Rolante

Sobre o Dia Estadual do Patrimônio Cultural
A iniciativa é promovida pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). O Dia Estadual do Patrimônio Cultural se adaptou ao cenário de distanciamento social e apresenta diversas programações de modo virtual em todo o RS. A ação está sendo realizada em 52 municípios, 15 equipamentos de cultura da Sedac e 129 instituições (museus, bibliotecas, universidades, igrejas, centros de tradição gaúcha, arquivos, institutos, câmaras de vereadores, associações de amigos, conselhos municipais de cultura, escolas, ONGs, remanescentes quilombolas, artistas independentes e emissoras de rádio).

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s