Lançada revista digital que abrirá espaço para divulgação e publicação de autores do Vale do Paranhana

Um espaço para que novos autores da região possam publicar seus textos e divulgar o seu trabalho. Com esse objetivo nasce a revista digital Paranhana Literário, com lançamento da primeira edição nesta terça-feira, 11 de agosto. Idealizada pelo escritor Doralino Souza a publicação que busca oportunizar aos escritores iniciantes um primeiro contato com leitores e, da mesma forma, divulgar e ajudar a tornar conhecidos autores já publicados. Ele tem a parceria dos amigos Valter Ribeiro, poeta e professor, e Ana Braz, professora, que serão revisores no projeto.

“O Paranhana Literário nasce para celebrar o uso falado e escrito da palavra. Destina-se à promoção da produção literária realizada, principalmente, a partir do Vale do Paranhana, mas rompendo fronteiras de tempo e lugares, tendo como norte somente o gosto pela boa literatura e, por ofício, apresentar obras de escritores – tanto consagrados quanto estreantes – de dicção e traços variados, numa clara valorização da pluralidade. A pretensão da revista é, ao longo do tempo, conhecer quantos autores temos no Vale do Paranhana, ajudar a divulgá-los e saber que, em outras partes do Brasil e do mundo, leitores estão encontrando textos produzidos aqui no Vale, por nossos artistas”, avalia o escritor e editor da nova publicação.

Capa da Edição 01 – disponível gratuitamente clicando aqui

Serão quatro edições bimestrais, para iniciar o projeto e, após, passam a ser mensais. Podem ser publicados textos de diferentes gêneros literários, como contos, poesias e artigos. A curadoria dos textos será do professor de literatura Valter Ribeiro, seguindo as normas que validam a produção como um texto literário no caso dos autores iniciantes. “O ideal é que aqueles que desejam enviar um texto para publicação façam contato com a nossa equipe para alinharmos detalhes, como o tamanho do mesmo, e dar alguma especificação que seja necessária”, explica Doralino. Já as matérias poderão falar sobre outras expressões artísticas que dialoguem com a literatura, como HQs, ilustrações e teatro.

Outra curiosidade é relacionada à capa da revista Paranhana Literário, onde a cada edição a imagem será feita por um artista da região. “Poderá ser ilustração ou fotografia. E terá uma matéria falando sobre o artista da capa, mostrando seus trabalho e projetos…”, pontua Doralino.

Professores Ana e Valter são responsáveis pela revisão do material. Doralino é o editor da publicação.

Doralino destaca ainda que a revista também irá trazer entrevistas e textos de autores de renome nacional, oportunizando troca de saberes, pois, certamente, o autor iniciante ou mesmo um aspirante a escritor terá interesse nessas pautas. A primeira edição já conta com a mescla entre textos autorais e entrevistas, de novos artistas e outros reconhecidos, estando entre eles: Maria Alaides da Costa, Duda Vênus, Tayme Meding, Carine Setti, Gê Mendes, Ilana Lehn, R. Tavares, Robertson Frizero e Patricia Benites.

O editor da publicação registra que a revista é o embrião de um projeto maior que está em planejamento, o qual inclui site e demais redes sociais, revista impressa e, quando acabar a pandemia, apresentações em saraus, palestras e um Festival Literário. “Gosto de dizer que se as condições não estão favoráveis, então devemos criar novas condições”, finaliza.

A primeira edição pode ser conferida no site do projeto (clicando aqui). Quem quiser participar da próxima edição deve entrar em contato pelo e-mail editor@jm2d.com.br e encaminhar sua produção até o dia 30 de setembro. Não há custo para participar e a revista é distribuída gratuitamente.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s