Reconexão com necessidades e valores

O que podemos extrair desse contexto, no qual todos estamos inseridos? Qual oportunidade podemos gerar para a nossa vida hoje?

A pandemia tem trazido uma série de consequências para os indivíduos e sociedade. Muitas coisas ruins acontecendo, pessoas adoecendo, outras perdendo suas vidas num processo solitário. A economia fragilizada, gerando desemprego e falta de recursos. As relações sociais sendo prejudicadas pela falta de contato pessoal e ausência de afetuosos abraços.  Um impacto gigante e que nos exige muita capacidade de resiliência e atuação sob o que temos gerência nesse momento ‘a si mesmos’.

Por vezes, ‘é no caos que grandes ideias são lançadas e profundas mudanças são realizadas’. Neste sentido que eu chamo a atenção hoje ao conjunto de recursos preciosos que têm abrigo dentro de nós e que fundamentam a nossa vida. Recursos estes que estão ali esperando serem observados e utilizados como parâmetro para nossas decisões. Recursos que talvez nunca tenham sido observados ou que estejam esquecidos.

Quero te fazer o convite a conectar-se ou reconectar-se consigo, refletir sobre o que realmente importa na sua vida como um todo. QUAIS SÃO SUAS MAIORES NECESSIDADES E VALORES?

Para facilitar essa identificação de necessidade e valores, apresento uma lista de palavras como sugestão de exercício. Destaque as cinco que são mais importantes para você neste momento da sua vida (é possível acrescentar alguma palavra que não está na lista).

Adaptabilidade, Ajudar a sociedade, Alegria, Amizade, Amor, Apoio, Arte, Autenticidade, Autodeterminação, Auto expressão, Autorrealização, Beleza e estética, Colaboração, Comunicação, Comunidade, Competição, Conhecimento, Controle, Criatividade, Dinheiro, Diversão, Empoderamento pessoal, Enfrentar os desafios, Entusiasmo, Espiritualidade, Estabilidade, Estimulação intelectual, Família, Honestidade, Humor , Independência, Influenciar os outros, Integridade, Liberdade, Lucro, Mudança e variação, Ordem, Paz, Pertencimento, Poder e autoridade, Realização, Reconhecimento, Respeito,  Saúde física, Segurança, Solidão, Sucesso, Tempo, Tomar decisões, Trabalho…

Depois de escolher suas cinco palavras (necessidades e valores), defina uma hierarquia (qual a mais importante, a segunda mais importante….) e escreva/ou pense sobre o que essa palavra/conceito significa para você.

Será que todo esse fenômeno que estamos vivendo te fez priorizar algum desses elementos que antes estava despercebido? O quão pensar sobre isso foi positivo para você? Qual o ganho de entender quais as suas necessidades e valores?

Descobrir nossas necessidades e valores nos ajuda a definir prioridades na nossa vida, onde vamos focar mais nosso tempo, onde depositar mais energia.

Outro dia, uma cliente de orientação de carreira me disse que a maternidade foi um momento de grande transformação na sua vida como um todo. Para algumas pessoas pode ser a perda de um familiar querido, uma doença. Para outras, pode ser a perda do emprego. Alguns fenômenos podem mudar nossas percepções e sentido que damos a certos aspectos da nossa vida. Que tal usar esse momento de pandemia global para refletir sobre o que realmente é importante para você? Isto pode ser relevante para a vida como um todo e também para a carreira. Empresas, cada vez mais, querem saber e levam em conta os valores que fundamentam a vida dos candidatos.

QUANDO TUDO ISSO PASSAR, PARA QUAL VIDA VOCÊ QUER VOLTAR? O que pretende manter? O que não faz mais sentido para você? Esse é o momento de pensar e priorizar o que realmente importa! 😉

Se não for agora, quando você vai parar e olhar para você? Vamos aproveitar esse momento e extrair algo de bom dele.

Seu feedback sempre é importante para mim. Me escreva nos comentários do site e/ou pelas redes sociais (InstagramFacebookYouTube Linkedin).

Forte abraço, Lu Linden.

Veja também outros textos relacionados:

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s