O combo

Combo normalmente nos remete a quantidade, promoção, vantagem, combinação de produtos, não é mesmo? Numa venda onde se emprega essa estratégia, o combo significa oferecer mais produtos ou serviços por um preço mais atrativo, instigando o comprador/usuário do serviço a decidir-se pela aquisição, pela suposta vantagem oferecida.

Basta vermos as duas famosas redes de fast-food, McDonald’s e Burger King, nas quais as vendas em combos são dominantes. Mas muitas sorveterias, barzinhos, casa de lanches e outros empreendimentos utilizam-se da estratégia.

Se pensarmos bem, existem várias coisas que acontecem em nossas vidas que podemos comparar a um combo. Vejamos um namoro (e todas as suas etapas seguintes, como noivado, casamento, quando se avança para essas fases). No combo “namoro” vem a paixão, o ciúme, as viagens a dois, os momentos românticos… Mas vem a sogra e o sogro (não que isso seja uma coisa ruim), vem cunhado, vem tio e tia, e todo o resto da parentada, às vezes até aqueles indiscretos ou não muito chegados a quitar suas dívidas.

Nas amizades, igualmente podemos fazer a analogia (acho que já virou padrão das minhas colunas). A amizade é uma grande caixa de experiências e vivências, e nesse “combo” cabe tudo: muita risada, muito choro, pode ter cara amarrada por uns momentos mas abraços intensos logo em seguida, tem “indiada”, tem sonhos e frustrações conjuntos.

Pode parecer uma comparação um tanto quanto tosca, mas a nossa vida em si é um “combo”, dada a quantidade de oportunidades e momentos que ela nos traz. É um constante vai-e-vem intercalando momentos de euforia e de calmaria, de tristeza e de alegria, de muita saúde, de doença, de recuperação. O grande desafio é encontrar justamente o meio-termo entre essas forças, é buscar o equilíbrio. Nesse caminho a gente busca suporte na esperança, na serenidade, no bom-senso, no amor e na solidariedade, mas sabendo que poderemos sim enfrentar momentos de adversidade. Lembrando ainda que, apesar de ser uma afirmação um tanto quanto piegas, nem sempre tudo será felicidade ou “dias de sol”. Mas nessa caminhada entre alto e baixos fortalecemos nosso caráter, fortificamos nossa essência e nos tornamos autênticos, únicos.

Nossa vida é uma grande dualidade, com constantes oscilações mas, sobretudo, oportunidades de crescimento, de aprendizado e, principalmente, de realizações. Precisamos sempre aprender e não esquecer de enxergar as coisas sob diferentes ângulos. 

Já que em 2020 tivemos que adiar a nossa tradicional Oktoberfest de Igrejinha, o jeito vai ser aguardar por 2021, para então adquirir um combo de chopes especiais e degustar com familiares e amigos igualmente especiais. Não são apenas chopes diferentes, nesse combo vem a oportunidade de reunir amigos, de fortalecer relações de amizade, de brindar à vida. No tempo certo, novamente estaremos brindando na Oktobefest de Igrejinha, onde o “combo” vem carregado de emoção, de energia positiva, de dedicação, de alegria. Como acontece em nossas vidas, onde temos chances únicas, em que um momento de grande realização pode vir acompanhado de vários etapas ou momentos de acontecimentos menores, mas igualmente impactantes e transformadores.

E para você, para sua vida, qual a combinação de sonhos-desejos-realizações que você espera para si mesmo e para os que lhe cercam? O que cabe nesse “combo” de possibilidades chamado vida?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s