Poesias de Caio Fernando Abreu são tema de aula on-line e gratuita nesta quarta-feira

Um dos expoentes de sua geração, o escritor Caio Fernando Abreu será homenageado através no projeto Poesia no Ling em edição nesta quarta-feira, 22, às 16 horas. A tarde literária será dedicada à leitura, discussão e apresentação de sua obra e biografia. Na aula on-line e gratuita, a professora Marcia Ivana de Lima e Silva apresentará a obra lírica do escritor que foi um dos mais populares da literatura brasileira, além de dar voz a alguns de seus poemas mais marcantes. A atividade, inicialmente prevista para acontecer presencialmente em março, foi adaptada para o ambiente digital devido à pandemia do novo coronavírus. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
Caio Fernando Loureiro de Abreu (1948 – 1996) foi contista, romancista, dramaturgo e jornalista. Ao longo de sua vida, escreveu crônicas, contos, poemas romances e roteiros de teatro, abordando temas como solidão, sexualidade e astrologia, que o levaram a ser considerado um legítimo representante da geração que marcou a cena cultural do Brasil nos anos 80. Recebeu três vezes o Prêmio Jabuti, nas categoria de contos, crônicas e novelas com as obras O Triângulo das Águas (1984), Os Dragões Não Conhecem o Paraíso (1989) e As Ovelhas Negras (1995). Recebeu também o Prêmio Moliere, junto com Luís Artur Nunes, pela peça A Maldição do Vale Negro (1988). Em 1990, publicou seu último romance, Onde Andará Dulce Veiga?, que recebeu o Prêmio da APC de melhor romance e que, posteriormente, foi adaptado para o cinema. Em 1994, publicou no jornal O Estado de S. Paulo uma série de três cartas denominadas Cartas para Além do Muro, em que revelava ser portador do vírus da AIDS.
 
Marcia Ivana de Lima e Silva é professora titular do Instituto de Letras da UFRGS. Pesquisa criação literária, com ênfase em Crítica Genética. Cursou Licenciatura em Letras (Português e Alemão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986); tem mestrado e doutorado em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991 e 1996) e coordena o acervo de Guilhermino Cesar. Junto com Letícia da Costa Chaplin, organizou a publicação Poemas nunca publicados de Caio Fernando Abreu.
 
O projeto Poesia no Ling é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cidadania / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, Fitesa e America Tampas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s