Tradicional evento do RS, Festivale promoveu uma semana para celebrar o Teatro de forma on-line

Talvez a palavra que mais se encaixe em 2020 é reinventar. Ela se aplica a todas as áreas e levou um dos mais antigos e tradicionais eventos de teatro do Rio Grande do Sul a migrar para o universo virtual. Isso porque, se não é possível reunir o público para assistir presencialmente os artistas no palco, a arte, ainda assim, é uma excelente companhia que merece ser prestigiada, valorizada e divulgada. Assim, o XXVII Festivale – Festival de Teatro do Vale do Paranhana –, de Rolante, reuniu, entre os dias 20 e 28 de junho, dezenas de artistas de diferentes estados brasileiros. Ao longo da programação, os dez grupos selecionados apresentaram ao público, através do Facebook, seus espetáculos.

Foram mais de 25 mil visualizações das publicações das lives dos espetáculos, comprovando o prestígio do evento e que o teatro segue cada vez mais vivo. Neste ano os aplausos se transformaram em emojis e, recebendo uma infinidade deles a cada apresentação, a equipe organizadora avalia de forma muito positiva o evento. A Diretora de Cultura, Joyce Reis, celebra, em especial, a amplitude de público possível com essa edição on-line. “Tivemos um ganho na abrangência do Festival. Foi possível conhecer trabalhos lindos, de grupos desse nosso Brasil imenso, e saber que de qualquer lugar do mundo estávamos conectados”, conta.

Joyce celebra também o apoio e incentivo recebidos nesses dias e até nos anteriores ao festival. “Foi uma experiência maravilhosa saber que fomos os pioneiros e que muitos estavam acompanhando e torcendo para dar tudo certo. Valeu muito a pena e foi ótimo perceber que, mesmo longe, estávamos conectados”, agradece.

Os vencedores

Neste ano, a escolha dos espetáculos vencedores se deu através de júri popular e consagrou:

Melhor espetáculo infantil: Simbab, o Navegante
Companhia: Circo Mínimo
Direção: Carla Candiotto
De: São Paulo/SP

A peça infantil Simbab, o Navegante apresenta dois palhaços contando suas histórias, disputando quem representará o herói

Melhor espetáculo adulto: Translúcido (foto de capa)
Companhia: Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas
Direção: Valner Cintra
De: Itapira/SP

Os espetáculos vencedores, além do troféu, receberão a premiação em dinheiro no valor de R$ 500,00.

*Foto de capa: Lik Galaverna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s