Tie Dye – Uma nova cara para peças básicas

Oi, gente! Tudo bem?

Uma coisa é fato: vocês sabem que eu gosto de moda real. Moda que a gente vê na rua, nas nossas amigas ou até mesmo no que a gente tá usando e, sem nem mesmo perceber, ‘que é moda’…

Algumas semanas atrás falei de peças confortáveis, com foco no moletom, que está super em alta nesse inverno. Meu último post foi sobre as cores e o que elas comunicam. Hoje eu resolvi “juntar tudo”.

Vim falar de outra tendência que está muito presente nos nossos dias e que está bombando na internet: o Tie Dye (em inglês, ‘amarrar e tingir’). Ele “chegou” no verão e continuou com muita força no inverno.

1b89ed8b3c4ede6d70586390b839fceb
Calça toda em Tie Dye

Essa técnica de tingimento de tecidos ganhou muita força nos anos 60 e 70, mas há relatos que ela existe muito tempo antes disso. Só um pouquinho de história para vocês: Ele já era usado na época dos Maias e também para representar a pele de alguns animais.  Na Índia, era usada em turbantes e faixas. No movimento hippie, que resgatou a estampa, era um símbolo de rejeição às normas impostas pela sociedade, visto que o movimento pregava amor e compaixão, buscando o individualismo através das roupas.

6a4008dd7fae07c7d62107a688be8dee
De peça básica a peça super estilosa.

Mas voltando a “vida real”, vamos ver como essa estampa está presente em diversos tipos de roupas. Inclusive existem muitas marcas trabalhando com a estampa em seus produtos. O legal é ela ser feita de forma artesanal, mas pra quem prefere comprar pronto, existem muitas opções por aí…

3c00646642421f63c2d8d08e1ee32060
A influencer Thassia Naves já postou diversos looks com a tendência e também já fez alguns tutoriais em seu Instagram.

Já parou pra pensar como é feito? Olha esse tutorial, que bacana! Existem diversas técnicas para o tingimento das roupas e o mais legal é isso mesmo: ir testando e fazendo com cores e em roupas de materiais diferentes. Cada peça fica única.

5316b6574256cd86119bb5bd4cac0b41
Técnica de Tie Dye em espiral, feita com tinta de tecido.
da66ddd55a51033275c3d5f9957a7346
Tie Dye feito com amarrações na peça e apenas uma cor de tinta.

Em tempos de quarentena, isolamento social e também crise financeira, essa é uma ótima opção para ocupar a cabeça e garantir looks estilosos e únicos. E a melhor parte: gastando pouco, porque você poderá usar aquela peça esquecida no armário e alguns materiais que até tenha em casa.

Essa imagem (acima) é de um tie dye que fiz na época da faculdade ainda, testando diferentes amarrações e formatos. Fica a dica para quem não quer se arriscar de primeira, pois pode testar em pedaços pequenos de tecidos antes de fazer a peça de fato.

Para quem quer ir um pouquinho além, olha essa roupa de cama, toda estampada!!! Com certeza alegra qualquer casa. 😀

71dfb5847f5a27a0a07789e256d08380
Roupa de cama em estampa tie dye

Espero que tenham gostado. Eu já achei uma peça para fazer tie dye. Vou compartilhar lá no meu Instagram nos próximos dias. Me acompanhe por lá! E se fizerem alguma customização dessas, posta e me marca, quero saber também hein!

Uma ótima semana!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s