República dos bananas

Yes, nós temos banana. Pra dar e vender, e eu adoro!  Sem dúvida, é a minha fruta preferida e a de muita gente. Mas não sou nutricionista. Sou jornalista e, “felizmente”, aposentada da cobertura diária da imprensa, da qual fiz parte por muitos anos com muito orgulho, aliás, em um período em que ainda havia um certo respeito por essa tão nobre profissão, hoje avacalhada com risos e deboches em várias frentes, principalmente a do Palácio do Planalto.

Cenas bizarras têm marcado o cotidiano sofrido de alguns jornalistas, o que rende, certamente boas risadas por parte de “hienas” pagas e dos ignorantes que se aglomeram sob a sombra do poder para fazer o que mandam, em troca, talvez, de algumas bananas.

imprensa censura

Banana pra eles, banana para o povo, banana para os jornalistas. Yes, somos a República das Bananas, símbolo deste país tropical, onde essa fruta, desde sempre, deu em abundância por aí, e alimenta muita gente, incluindo os pobres responsáveis pelas alterações climáticas, que nunca souberam o que é fome e que não estão desempregados, mas sim aptos a serem empreendedores na total informalidade, segundo algumas autoridades muito bem informadas deste país.

Mas não desanimem colegas e apreciadores da melhor fruta tropical que existe. A banana reina soberana, acima deles. E não estou dando nenhum furo…de reportagem (só para deixar claro). A banana existe em centenas de países, como o Coronavírus, e se espalha mundo afora com várias propriedades nutricionais, movendo a economia, embora sirva para designar também, pejorativamente, aquela pessoa mole ou fraca, sem atitude ou coragem. “Um banana”, entenderam?

republica dos bananas

E, sim, nós temos “muitos bananas”. Alguns caindo de maduro, outros apodrecendo no cacho e outros sendo devorados pelos animais que se alimentam do que tem disponível nas árvores. Pena que Mangueira não dá banana para sustentar a manada. A esses, só resta o troféu abacaxi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s