“Certa vez conheci uma pessoa tão pobre, tão pobre, que a única coisa que ela tinha era dinheiro”

Você provavelmente deve ter ouvido esse bordão por aí, ok?! Já conheceu alguém que era bem sucedido profissionalmente, com um cargo invejável, mas que na vida pessoal era vazio, não tinha nada de feliz? Pois é, situações como esta nos faz pensar: o que define a verdadeira riqueza?

Eu poderia hoje lhes escrever aqui sobre as compras de Natal, já que estamos na véspera, ou de como economizar para conseguir comprar presente pra família toda, ou como fazer férias e ainda pagar as contas do início do ano. Mas o meu intuito é que você aprenda a ter dinheiro o ano todo em todos os próximos anos da sua vida, então eu vou muito mais profundo do que lhes dar dicas de como economizar nos presentes. E se você seguir direitinho, no Natal de 2020 você não precisará economizar nos presentes de Natal!

Natal-financeiro

Hoje lhes trago as 5 condutas da riqueza, que fazem parte do Método Febracis, criado pelo Paulo Vieira, citado no best seller Fator de Enriquecimento.

  • #1 Querer ser rico:

Querer ser rico é o primeiro pré-requisito para enriquecer. Muitas pessoas dizem que querem enriquecer e prosperar e, de fato, elas querem. Mas será que querem o suficiente? A verdadeira pergunta não é se você quer ser rico. Afinal, quem não quer ter dinheiro suficiente para realizar tudo o que deseja?
A pergunta é: O que você mais quer?
Ser rico ou comprar itens de luxo a prestação?
Tudo se resume a fazer escolhas. O que de fato você quer mais que qualquer outra coisa?

Os 10 falsos motivos para ser rico que, na verdade, são baseados no medo de ser pobre:

  1. Ser rico para ter segurança;
  2. Ser rico para que eu nunca mais viva as dificuldades que vivi;
  3. Ser rico para que meus filhos não passem pelo que eu passei;
  4. Ser rico para que eu tenha uma velhice segura;
  5. Ser rico para que sempre que precise possa contar com o que existe de melhor;
  6. Ser rico para ser respeitado;
  7. Ser rico para que as pessoas me aceitem e me amem;
  8. Ser rico para dar um ambiente melhor para os meus filhos, diferente do que tive;
  9. Ser rico para que ninguém pise em mim;
  10. Ser rico para poder deixar meus filhos seguros financeiramente.

Ádina Conradt - Educação Financeira

  • #2 Sentir-se rico

Outra maneira de conquistar riqueza financeira e material é se sentir rico hoje. Bons sentimentos produzem bons resultados e maus sentimentos produzem mais resultados. Sentimentos de pobreza atraem e criam ambientes e circunstâncias de pobreza, já sentimentos de riqueza produzem e atraem ambientes e circunstâncias de riqueza.

Quer prosperar? Então, lembre-se de que o sentimento de riqueza vem antes do dinheiro.

  • #3 Ser grato

A terceira e mais importante conduta da riqueza é a gratidão. 🙏🏻 Para que a gratidão funcione como um propulsor de riqueza, ela precisa ser comunicada e expressa por meio de palavras, atos e ações! A questão é que a gratidão direciona e intensifica o foco do indivíduo para as coisas boas e para aquilo que já possui. 

Se entendemos que uma pessoa que comunica gratidão, pensa de forma grata e ainda, se sente verdadeiramente grata pela vida que tem, se torna de fato próspera e rica, então é fácil explicar seu estado financeiro mediante o seu nível de gratidão. A gratidão é a mãe de todas as virtudes e o exercício dela é capaz de transformar um estado triste, fracassado e doente em um estado feliz, vitorioso e saudável. O que o impede de ser verdadeiramente grato?

dinheiro-seja-grato

  • #4 Autorresponsabilidade

Quando o indivíduo age, pensa e se comporta com autorresponsabilidade chega a grandes resultados. A autorresponsabilidade é a chave para qualquer mudança humana. Ela é a crença, a certeza, a filosofia de vida, a conduta moral de reconhecer que está tudo certo e que cada um de nós tem a vida que merece, ciente de que não há coincidência, mas um processo sistemático de plantação e de colheita. Ou seja, que estamos agora colhendo o que, de alguma forma plantamos, ontem ou num passado mais distante. As pessoas bem sucedidas acreditam que são as únicas responsáveis pelos seus próprios sucessos. Criamos nossa vida como ela é com base no que comunicamos em atos, palavras e ações, no que pensamos e no que sentimos.

  • #5 Contágio social

Os seres humanos estão constantemente criando e recriando suas redes de relacionamento ou redes sociais. Isso se dá pela homofilia “amar um igual”, onde buscamos quem compartilha similaridades conosco. Estamos a todo instante nos conectando com pessoas parecidas e nos afastando de pessoas diferentes de nós. Se você quer de fato prosperar financeiramente, precisará administrar seu contágio social. Devemos nos lembrar de que estamos exalando a nossa influência de tudo o que somos e de tudo o que fazemos, como também estamos recebendo a influência de todas as áreas da vida das pessoas a que estamos conectados.

“Tem poder quem age, mais poder ainda quem age certo e superpoderes quem age, age certo e na velocidade certa.”
Frase de Paulo Vieira

Vá em frente leitor e coloque em prática essas 5 condutas desde agora. Tenha gratidão por tudo o que aconteceu em 2019 de bom e de ruim, leve o aprendizado. Finalize o ano de maneira que, pratique as mudanças que só os que agem podem vivenciar!

Ádina Conradt - Feliz Natal

Tenha um Feliz Natal e uma virada de ano (e de década) esplêndida! Nos vemos na próxima década, na próxima coluna no dia 06/01/2020 onde vamos falar sobre as 6 armadilhas da riqueza! 🤭😉

Forte abraço!

Não esquece de me seguir nas minhas redes sociais, no Instagram e no Facebook, e acompanhe o meu canal no YouTube. Se tiver qualquer dúvida é só entrar em contato aqui no meu WhatsApp!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s