O exercício do enriquecimento: seis comportamentos fundamentais

Hoje vamos conversar sobre o último aprendizado (de uma série de 3 textos aqui no Drops: o primeiro sobre as 5 condutas da riqueza e o segundo sobre as 6 armadilhas da riqueza) que trago a vocês, colhido do livro Fator de Enriquecimento, de Paulo Vieira.

O autor cita que podemos treinar os nossos “músculos emocionais” do sucesso financeiro, fortalecendo-os. Devemos exercitar os comportamentos financeiros certos que fornecerão novos hábitos e com eles novas crenças: de SER rico, de FAZER muito mais dinheiro e de MERECER riquezas sem medida.

coluna Ádina 20-01-20 foto 1

Baseado em vários estudos sobre comportamentos e atitudes de pessoas que enriqueceram, perderam tudo, mantiveram ou multiplicaram seu patrimônio, Paulo Vieira identificou uma combinação de seis comportamentos fundamentais de enriquecimento.

coluna Ádina 20-01-20 foto 2
Acompanhe o escritor no @paulovcoach

Mas antes de escrever sobre eles, quero que você pare!

  1. Pense e reflita sobre a sua situação financeira atual.
  2. Agora pense e reflita sobre a situação financeira dos seus desejos, aquela do seus sonhos!
  3. Em seguida, pense e reflita sobre a distância entre estes dois pontos, a realidade e o desejo.
  4. Me responda: Você está disposto a fazer essa caminhada?

Se a sua resposta foi NÃO, você não está pronto pra ler o restante do texto que lhe escrevo. Se SIM, então continua aqui comigo!!

coluna Ádina 20-01-20 foto 3

Vamos em frente, eu vou ajudar você a fazer essa mudança! (Que bom que ainda está aqui. Quer dizer que está pronto e disposto a buscar o seu melhor!). ADICIONA PRA TUA VIDA estes comportamentos que escrevo na sequência. EXERCITE repetidamente até se tornar um hábito, assim, você verá e sentirá as verdadeiras mudanças na sua vida financeira.

1. Pagar-se primeiro = merecimento:  Grite ao mundo “eu mereço ter dinheiro”.

coluna Ádina 20-01-20 foto 4

Para a maioria das pessoas é um desafio pegar o pro-labore e, antes de qualquer outra coisa, tirar uma parte para si. O “normal” é pagar primeiro todas as contas que já se comprometeu, ou pior, em alguns casos, se tiver para pagar as contas já se está satisfeito, mas isso não deveria ser normal. Se você vai prosseguir na mudança, acrescente este comportamento: pagar-se antes de qualquer outra coisa. Defina os percentuais, para ficar mais prático.

Na educação financeira, aconselhamos ser usado 5% dos seus ganhos apenas para iniciar. Parece pouco, mas você está no início da mudança. Comprometa-se e aja!
Agora, cuidado com o que você fará com esse dinheiro. Você vai guardar? Ou vai gastar na primeira oportunidade? Naquela recompensa instantânea que o prazer terminará em 15 minutos? Se situe. Pagar-se primeiro produz as crenças:

  • mereço ter dinheiro;
  • não sou escravo do dinheiro;
  • eu possuo dinheiro;
  • tenho intimidade com dinheiro;
  • a presença do dinheiro na minha vida não me assusta.

2. Doar = Abundância

coluna Ádina 20-01-20 foto 5

O fato é que pessoas prósperas financeiramente são abundantes e fartas. A medida que você doa com alegria, prazer e satisfação sem faltar para você e para os seus, é enviada uma informação ao seu cérebro de que você é capaz de produzir abundantemente.

Quando exercitamos a doação como estilo de vida, as seguintes crenças são produzidas:
1) Sou abundante;
2) Sou capaz de ganhar mais;
3) Sou generoso;
4) Existe mais que o suficiente para todos;
5) O mundo é melhor de se viver;
6) Sou importante para as pessoas;
7) Sou merecedor de ter mais, pois ajudo e contribuo;
8) Agrado a Deus pois ajudo quem precisa.

Comece doando de 5% a 10% dos seus ganhos e vai aumentando conforme suas possibilidades.

3. Pagar as contas = Identidade

coluna Ádina 20-01-20 foto 6

Quando falamos em pagar as contas, existem três regras básicas: pagar todas as contas, pagá-las em dia, pagá-las com facilidade, sempre que possível com sobras. Assim, sendo uma pessoa honesta, próspera e digna de confiança. Saiba que o comportamento de ser um bom pagador altera diretamente a crença de identidade, nos fazendo ser prósperos. Um orçamento familiar equilibrado e planejado é fundamental para cumprir esta etapa. Inicie reservando 60% dos seus ganhos para pagar as contas e sempre que possível reduza esta porcentagem conforme seus ganhos aumentarem.

4. Investir para ficar rico = Abundância

coluna Ádina 20-01-20 foto 7

Este é o comportamento mais prazeroso. A maioria das pessoas trabalha para conseguir dinheiro, mas aquelas com mentalidade rica fazem com que o dinheiro se multiplique. Inicie com no mínimo 10% dos seus ganhos e conforme for melhorando sua organização financeira, você poderá aumentar esta fatia. Não confunda com poupança, investir é um jogo de paciência.

Este é um caminho que não se trilha do dia para noite, quanto mais informações e conselheiros experientes, melhor. As maiores armadilhas dessa fase são os maus investimentos, a impaciência e a desorganização financeira.

Esta é a visão de um bom investidor, seja iniciante ou não:
1) Segurança do investimento;
2) O retorno sobre o capital investido;
3) O tempo de retorno.

O que você acha de trazer para cá aqueles 5% que você “pagou-se primeiro”. Assim poderá “engordar” o percentual de investimento.

5. Poupar para os sonhos = Merecimento

coluna Ádina 20-01-20 foto 8

Você vive ou sobrevive? Temos algumas necessidades de prazer e diversão como amar, se divertir, se alegrar, socializar, e elas são extremamente importantes para o nosso bem estar. Cumprir esta etapa cria crenças profundas de merecimento: “eu mereço coisas boas”. Quando me prestigio com algo benéfico e importante para mim mesmo, reforço consciente e inconscientemente que sou uma pessoa importante e valorosa. 

Para cada meta ou sonho realizado, existe a expansão das suas crenças de identidade. Separe 10% da sua renda para esta etapa. Não importa qual é o sonho, importante é que ele aqueça seu coração e gere expectativas positivas ao longo do processo. Não importa quão difícil esteja a sua vida neste momento, se quiser mudar, você precisa antes mudar suas crenças de merecimento e de valor próprio.

coluna Ádina 20-01-20 foto 9

Vamos refletir o que já temos até aqui…

Cinco etapas do comportamento financeiro fortalecedor:   🤜🏻🤛🏻
1°. pagar-se primeiro = 5%;
2°. Doar a quem precisa = 5% a 10%;
3°. Pagar todas as contas = 60%;
4°. Investir para ficar rico = 10%;
5°. Poupar para o sonhos = 10%.

A última etapa é:

6. Abundar = Abundância

coluna Ádina 20-01-20 foto 10

Essa é uma coroação de uma vida repleta de sabedoria financeira. VOCÊ fez tudo o que precisava e ainda sobrou dinheiro. VOCÊ pode olhar as possibilidades, escolher livremente o que fazer com esse dinheiro que sobrou, 5% da sua renda.

Será que vai doar?
Será que vai investir?
Será que vai jantar num lugar legal?
Será que vai levar as crianças no cinema?
Não importa!
A decisão é SUA!

Isso é viver em seus termos, segundo suas possibilidades e não segundo suas limitações. Estes seis comportamentos que citei a vocês com as suas devidas porcentagens são para você INICIAR. No decorrer da sua vida você vai ajustando as porcentagens e vai tendo a percepção daquilo que é mais importante para você.

coluna Ádina 20-01-20 foto vida financeira

Segue abaixo um exemplo você pode fazer o seu baseado na suas percepções:

Iniciante:
1°. PAGAR-SE PRIMEIRO = 5%
2°. DOAR = 5%
3°. PAGAR AS CONTAS = 65%
4°) INVESTIR PARA FICAR RICO = 10%
5°. POUPAR PARA OS SONHOS = 10%
6°. ABUNDAR = 5%

A caminho:
1°. PAGAR-SE PRIMEIRO = 5%
2°. DOAR = 10%
3°. PAGAR AS CONTAS = 55%
4°. INVESTIR PARA FICAR RICO = 15%
5°. POUPAR PARA OS SONHOS = 10%
6°. ABUNDAR = 5%

Candidato a rico:
1°. PAGAR-SE PRIMEIRO = 3%
2°. DOAR = 15%
3°. PAGAR AS CONTAS = 45%
4°. INVESTIR PARA FICAR RICO = 30%
5°. POUPAR PARA OS SONHOS = 7%
6°. ABUNDAR = 0%

Rico:
1°. PAGAR-SE PRIMEIRO = 0%
2°. DOAR = 15%
3°. PAGAR AS CONTAS = 35%
4°. INVESTIR PARA FICAR RICO = 50%
5°. POUPAR PARA OS SONHOS = 0%
6°. ABUNDAR = 0%

Estes são exemplos de como você pode ir separando no decorrer da sua jornada. Não tenha pressa pois ela atrapalha, trilhe seu caminho de maneira feliz e grata, não se sabote e principalmente cumpra os seis passos do comportamento de enriquecimento e você logo se orgulhará dos seus próprios resultados!

Obrigada por me fazer companhia em mais esta leitura!
No próximo encontro aqui, vamos falar sobre investimentos. Você já fez algum? Não perde essa leitura, será no dia 03 de fevereiro!

Lhe desejo uma ótima semana! Se quiseres saber um pouco mais sobre mim ou sobre o meu trabalho, me segue no Instagram, no Facebook ou me assiste no YouTube!

Forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s