Conquista Inédita: CTG O Fogão Gaúcho está classificado para grande final do ENART

O CTG O Fogão Gaúcho, de Taquara, conquistou uma vaga inédita para a grande final do Enart (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha), principal competição do tradicionalismo e maior festival de arte amadora da América Latina. A vaga foi conquistada no último final de semana, dias 19 e 20, em Sapiranga, onde mais de 60 entidades de todo o estado competiram na 3ª Inter-Regional do ENART. Com o bom desempenho apresentado, o Fogão vai competir na modalidade Danças Tradicionais – Força B, em final que será realizada em novembro em Santa Cruz do Sul.

A classificação para a final do ENART é a coroação de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Invernada Adulta do CTG O Fogão Gaúcho há dois anos. Para a diretora artística, Vânia Port, a conquista é mérito dos dançarinos: “É a primeira vez que nossa invernada se classifica para uma final do Enart. É emocionante ver os dançarinos, que começaram na invernada mirim, com sete anos, representando hoje na invernada adulta nosso Fogão Gaúcho e nosso querido município.” Emocionada, Vânia, disse da alegria em ter honrado todo apoio que o CTG O Fogão Gaúcho recebeu nos últimos anos da comunidade taquarense nas ações coletivas para obter recursos para a manutenção dos grupos de invernadas.

O CTG O Fogão Gaúcho competiu com 10 prendas e 8 peões na Inter-Regional, apresentando uma coreografia e três danças tradicionais dirigida por Luiz Silva e Maiara Nunes. Além da classificação da invernada adulta que competiu nas danças tradicionais, o patrão Auro Sander comemorou também a classificação dos competidores Kelvin Moisés e Manuela Eltz Colissi, que representaram o Fogão Gaúcho nas categorias Chula e Intérprete Solista Vocal Feminino.

Confira no vídeo, como foi a apresentação do grupo na 3ª Inter-Regional do ENART, em Sapiranga:

Em julho deste ano, o CTG O Fogão Gaúcho teve o projeto Manutenção das Atividades Artísticas aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura – LIC do Governo do Estado. Esse projeto conta com o apoio da Assesso Contabilidade e o patrocínio das empresas Bottero Calçados e F H Comassetto Materiais de Construção, através do financiamento do Pró-Cultura/RS – LIC e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Estado da Cultura.

O CTG O Fogão Gaúcho

Desde 1948 o CTG O Fogão Gaúcho desenvolve a cultura gaúcha tradicional através de oficinas de danças e música tradicionalistas, tendo realizado nos últimos 70 anos mais de 15.000 mil atendimentos. Realizou diversos eventos culturais no Vale do Paranhana, atuando como formador de plateia e motivador da cultura gaúcha. Atualmente, trabalha com 112 crianças, jovens e adultos em seus cursos e oficinas de dança, canto e declamação. Muitos alunos que passaram pelo CTG O Fogão Gaúcho hoje atuam de forma direta na difusão da cultura gaúcha, como professores, artistas e empreendedores.

 

* Foto: Diuly Stephanie

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s