Nesta sexta-feira, 15, inicia em Santa Cruz do Sul/RS um dos eventos mais aguardados pelos tradicionalistas, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART). O CTG O Fogão Gaúcho, de Taquara, se mostra empolgado para o final de semana de competição. O grupo obteve um bom desempenho e a classificação inédita para a final do ENART na modalidade Danças Tradicionais – Força B, competindo com 10 prendas e 8 peões na Inter-Regional realizada no município de Sapiranga/RS, onde apresentou uma coreografia e três danças tradicionais dirigidas por Luiz Silva e Maiara Nunes. O CTG O Fogão Gaúcho qual irá abrir o 1º bloco do ENART nesta sexta-feira a noite.
Além da classificação da invernada adulta que competiu nas danças tradicionais, o patrão do CTG, Auro Sander, comemorou também a classificação dos competidores Kelvin Moisés e Manuela Eltz Colissi, que representaram o Fogão Gaúcho nas categorias Chula e Intérprete Solista Vocal Feminino.
O ENART é um evento a nível estadual, considerado o maior festival de arte amadora da América Latina. “A classificação para a final do ENART é a coroação de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Invernada Adulta do CTG O Fogão Gaúcho há 2 anos”, declaram. O grupo adulto do CTG O Fogão tem ensaiado praticamente todas as madrugadas nas últimas semanas para bem representar o município de Taquara/RS.
Em julho deste ano, o CTG O Fogão Gaúcho conquistou a aprovação do projeto Manutenção das Atividades Artísticas pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Governo do Estado. Esse projeto conta com o apoio da Assesso Contabilidade e o patrocínio das empresas Bottero Calçados e F H Comassetto Materiais de Construção, através do financiamento do Pró-Cultura/RS (LIC) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Estado da Cultura.
O CTG O FOGÃO GAÚCHO
Desde 1948 o CTG O Fogão Gaúcho desenvolve a cultura gaúcha tradicional através de oficinas de danças e música tradicionalistas, tendo realizado nos últimos 70 anos mais de 15.000 mil atendimentos. Realizou diversos eventos culturais no Vale do Paranhana, atuando como formador de plateia e motivador da cultura gaúcha. Atualmente, trabalha com 112 crianças, jovens e adultos em seus cursos e oficinas de dança, canto e declamação. Muitos alunos que passaram pelo CTG O Fogão Gaúcho hoje atuam de forma direta na difusão da cultura gaúcha, como professores, artistas e empreendedores.