Quais as competências do futuro?

Este tema tem sido bastante discutido por várias instituições globais e nacionais dada a grande importância desse conjunto de recursos. O Fórum Econômico Mundial debateu sobre 10 competências do futuro, a NACE (National Association of Colleges and Employers) estabeleceu oito competências fundamentais. Foram eleitas 10 Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que vão incorporar o currículo da educação nos diferentes níveis de ensino, incluindo conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21. Também nos currículos das Universidades têm sido implementadas atividades que visam desenvolver as competências para o futuro. Esse debate também passa pelas necessidades que o mercado de trabalho vem apresentando. Vale a pena pensar nesse assunto!

Hard Skills x Soft Skills

As competências técnicas (hard skills) podem ser consideradas competências específicas de mensurar, projetar, diagnosticar, analisar dados, executar uma obra, saber utilizar determinados equipamentos e softwares. Já as competências transversais (soft skills), são as competências comportamentais ligadas a inteligência emocional. Cada indivíduo, ao longo da vida vai desenvolver hard e soft skills e essas competências serão trazidas para seus contextos de interação pessoal, social e de trabalho. Esse conjunto de competências ou a falta delas pode ter influência direta na seu desenvolvimento de carreira.

lado-direito-do-cerebro

O que tem em comum os debates sobre competências do futuro?

As competências do futuro são em sua maioria soft skills (competências transversais/ comportamentais). Com a revolução da indústria e tecnologias, conhecer e ter domínio desses recursos recursos tecnológicos se faz necessário. Porém, tão importante quanto, ou ainda mais importante nesse momento, é buscar conhecimentos, habilidades e atitudes que nos fazem superar os robôs. Hoje, desenvolver soft skills é um diferencial, mas em pouco tempo elas serão absolutamente necessárias. O desenvolvimento dessas competências contribuirá para relações de vida e para a construção de maiores oportunidades profissionais.

competencias-de-uma-pessoa.png

Seleção de 5 competências:

  1. COLABORAÇÃO: ampliar o senso coletivo e dar espaço ao espírito colaborativo, somar esforços para a conquista dos objetivos individuais e da organização.
  2. COMUNICAÇÃO: clareza e assertividade, foco maior nas pessoas para ampliar os resultados nos processos.
  3. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: pensamento crítico, análise dos problemas, facilidade para enxergar e criar soluções.
  4. ATITUDE EMPREENDEDORA: ação direcionada e constante a fim de melhorar processos e gerar resultados.
  5. LIDERANÇA: gestão de pessoas movidas pela inspiração.

Competências técnicas podem ser mais facilmente desenvolvidas do que competências comportamentais, assim, minha sugestão é que você tenha um olhar mais voltado para as soft skills nesse momento. Escolha uma delas e comece a desenvolver!

Vou adorar saber se você gostou dessa reflexão. Sugestões para novos temas também são bem-vindas. Esses são meus canais de comunicação: email contato@lulindencarreira.com.br,  Instagram @lulindencarreira, página do Facebook  e Canal no YouTube.

Forte abraço, Lu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s