“As crenças que temos sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre o futuro, determinam o modo como nos sentimos: o que e como as pessoas pensam afeta profundamente o seu bem-estar emocional” Aaron Beck.
O mindset pode ser entendido como mentalidade, processos e atividades da mente, incluindo as crenças do indivíduo. Ao pensar de modo negativo, a tendência é que sejam geradas emoções ruins e que estas atrapalhem o desenvolvimento das atividades.

Dificilmente alguém se sentirá bem ao pensar sobre si: “Eu sou inútil. Eu não consigo fazer nada direito”; sobre o mundo: “Todo mundo me odeia”; sobre o futuro: “As coisas nunca vão mudar”. Esses pensamentos estão associados ao mindset fixo, que não enxerga muitas perspectivas. Com o mindset fixo é provável que a sua mente seja seu pior inimigo.

Veja no resumo abaixo as principais diferenças entre os dois mindsets segundo Nigel Holmes:


Exemplo de frases ditas por pessoas com mindset fixo x mindset de crescimento:

Qual o melhor mindset? Certamente o melhor mindset é o mindset de crescimento, pois ele cria a oportunidade de aprender continuamente e de desenvolver-se.
Qual o seu mindset na maior parte do tempo? Tomara que seja o mindset de crescimento, mas se não for, observe o quadro abaixo.
Como mudar seu mindset? O primeiro passo mais efetivo para mudança de mindset é o autoconhecimento. Ao mapear suas características e identificar o que atrapalha, é possível realizar ajustes.
No fluxo abaixo é apresentada uma técnica para mudança de pensamento:

O novo mindset do trabalho aponta para o desenvolvimento de competências de comportamento, também chamadas de soft skills. São posturas profissionais muito valorizadas no mercado de trabalho. Destaco algumas das características valorizadas pelo mercado de trabalho:
- Nível de abertura: adaptabilidade e flexibilidade uma postura de abertura para novas aprendizagens.
- Resolvedor de problemas: criar soluções e alternativas de maneira autônoma. A postura resolutiva é muito valorizada.
- Agente de mudança: Não se conformar com a rotina, com as coisas como elas são e sugerir ajustes é o que se espera de um protagonista. Uma postura ativa tem muito mais probabilidade de êxito do que uma postura passiva.
- Inclusão & Diversidade: atentar-se para a pluralidade da sociedade e contribuição de cada indivíduo para a construção dos processos é uma característica muito necessária. As empresas que têm valorizado as diferenças apresentam resultados mais efetivos.
- Responsabilidade Social: preocupar-se com o meio ambiente e com o outro é uma postura admirada e valorizada. Engajar-se em um trabalho voluntariado contribui para a ampliação de um repertório de competências socioemocionais, especialmente empatia e colaboração. Hoje o profissional é percebido como um todo no conjunto de ações que desenvolve nos diferentes contextos da vida.

Atente-se mais as suas características e aos seus pensamentos e transforme as suas perspectivas! Me acompanhe também nas outras redes, no Instagram, Facebook, YouTube e Linkedin.
Sucesso! Paz e bem!