Noite de entrega de diplomas e de celebração pelos dez anos da Escola de Sapateiros

A noite de 25 de julho de 2019 ficará marcada na memória de centenas de pessoas. Reunidas no Centro Municipal de Cultura de Três Coroas, elas celebraram o conhecimento e festejaram os dez anos de um projeto que muito orgulha quem dele faz parte. A Escola de Sapateiros formou 25 profissionais, 16 deles no Curso de Sapateiro (foto de capa) e outros nove em Modelagem Técnica – Módulo 1.

Diante de familiares, amigos, empresários, autoridades e imprensa, a turma recebeu seus diplomas e aproveitou, também, para dar seu recado: quer melhores oportunidades e espaço dentro das empresas, para colocar em prática os ensinamentos adquiridos ao longo das aulas.

sindicatoTC - Bom público prestigiando a formatura de 10 anos
Centro Municipal de Cultura ficou lotado para prestigiar o solenidade

ORGULHO DE SER SAPATEIRO
Está entre os principais objetivos da Escola de Sapateiros resgatar a essência deste profissional e valorizá-lo. Isto significa qualificá-lo de maneira integral, para que compreenda todos os detalhes do processo de confecção do calçado. São trabalhados em sala de aula conteúdos que visam melhorar a qualidade dos produtos fabricados e também despertar a consciência ambiental dos profissionais. O senso de colaboração também está expresso na união das entidades, historicamente antagônicas, em torno dos mesmos ideais. É objetivo constante do projeto ser padrão de ensino para as indústrias calçadistas.

Atualmente, são ministrados os cursos de Sapateiro, de Modelagem – dividido em três módulos (um, dois e CAD) – e também o curso de trabalhador aprendiz na confecção de calçados.

Desde 2009, já são mais de 700 alunos formados. Este número é bastante expressivo e representa aproximadamente 17% do total de empregados diretos das empresas associadas ao SICTC. São 220 horas/aula no curso de Sapateiro e 110 horas/aula na Modelagem – Módulo 1.

sindicatoTC - Formados_Curso de Modelagem
Formandos do curso de Modelagem

10 ANOS DE HISTÓRIA
Quem faz parte desta história, de diferentes maneiras, é Jesse Deecken Júnior. Ex-aluno, ele é hoje gerente de Desenvolvimento na Bebecê e voluntário no Grupo Gestor. “Não tinha conhecimento no calçado como um todo. Hoje, sou voluntário na escola para dar suporte técnico para o Grupo Gestor. Não tem salário que pague isso. Muito bacana ver as pessoas aprendendo e podermos colaborar”, conta ele. De instrutor, Darlei Lino de Souza agora é aluno no curso de Modelagem. Ele explica que a intenção foi sempre fazer o aluno enxergar, por meio do curso, possibilidades e oportunidades dentro da própria empresa em que atua, de maneira que possa crescer em sua função, potencializar a performance da empresa e, consequentemente, melhorar suas condições. Executivo comercial do SICTC, Juliano Mapelli acrescenta que profissionais qualificados também contribuem para produtos e processos cada vez melhores. “Ou seja, tanto o funcionário quanto a indústria ganham com a Escola de Sapateiros”, sinaliza ele, ao mencionar que o projeto nasceu durante o Empretec, curso do Sebrae de estímulo ao empreendedorismo, realizado pelo dirigente e também por empresários do ramo calçadista.

O PROJETO
Criada em 21 de julho de 2009, a Escola de Sapateiros é resultado da união do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Três Coroas (SindiSapateiros). Conta com a parceria com a Prefeitura de Três Coroas e as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), além do apoio de mais de 30 empresas, responsáveis por fornecer insumos, equipamentos e por abrirem suas portas para receber as turmas.

sindicatoTC - Calçados feitos pelos alunos usados na formatura
Modelos de calçados feitos pelos alunos foram usados na formatura

INICIATIVA SEM FINS LUCRATIVOS
A Escola de Sapateiros se destaca por ser um projeto cooperativado e sem fins lucrativos, que envolve toda a cadeia produtiva. São fornecedores de máquinas, matérias-primas, entidades, instituição de ensino e poder público, todos em prol do interesse comum: contribuir para que o desenvolvimento de produtos de melhor qualidade, design, inovação e maior valor agregado, diferenciais capazes de tornar as empresas mais competitivas e assegurar o crescimento econômico da região, além de fazer de Três Coroas um polo calçadista cada vez mais forte e reconhecido mundo afora.

Desde 2017, foi implantada uma banca de avaliação. É quando os calçados desenvolvidos pelos alunos que chegam ao final do curso são julgados por profissionais experientes, responsáveis por conferir critérios como acabamento, alinhamento, limpeza, colagem, costuras, visual e combinação de cores. Os autores dos melhores modelos são reconhecidos com diplomas entregues na cerimônia de formatura. O mesmo ocorre com aqueles que atingiram 100% de frequência.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA NOVA TURMA

Estão abertas as inscrições para nova turma do curso de Sapateiros, que se inicia na segunda-feira, dia 29. Interessados devem entrar em contato pelo (51) 3546-1346 ou pelo e-mail lucas@sindicatotrescoroas.com.br. A preferência nas inscrições é dada a funcionários das empresas associados ao SICTC.

Foto: Emerson Fraga/Divulgação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s