Empatia: a habilidade de se colocar no lugar dos outros antes de falar tudo o que pensa por trás das redes sociais

Quando você fala para alguém ou escreve nas redes sociais o que pensa, você se coloca no lugar de quem escuta ou lê? Não peça para ser compreendido se tu não sabe compreender o outro!

As pessoas incompreendidas que se sentem completamente diferentes dos demais se queixam sempre desta indiferença e as suas reclamações vão ser sempre utilizadas para culpar os outros. A compreensão acontece primeiro com a gente e depois para os outros.

Estes incompreendidos têm uma opinião exageradamente positiva sobre si, acreditam que todos devam ser assim e que esta seja a única comparação para avaliar a todos.

Você já ouviu falar em comunicação não violenta? A comunicação não violenta, chamada também de comunicação empática, considera que todas as ações estão na tentativa de satisfazer as necessidades humanas evitando o uso do medo, da vergonha, da acusação, da falha, da coerção, das ameaças e das críticas.

A rede social é um canal que muitos têm a coragem de falar o que bem entendem, sem se preocupar com quem está por trás daquele perfil ou daquela página. Talvez este seja o “lugar virtual” que alguns utilizam como saco de pancadas, despejando tantos sentimentos oprimidos, que quem recebe estas críticas, algumas carregadas com palavrões, nem sejam por “causa” delas.

internet-fila

Mas, e se fosse para falar pessoalmente o escreveram virtualmente, será que teriam a mesma coragem?

Mais uma vez escrevo um artigo baseado em acontecimentos na minha vida e escolhi este, para tentar expressar, mas antes disso, ENTENDER, SE COLOCAR NO LUGAR de quem escreveu e o que muitos assim como eu, sentimos na semana passada com um acontecimento de xingamentos virtuais em um grande projeto social que faço parte junto com outros milhares de voluntários. Mesmo que saibamos que não somos o que muitos disseram, do trabalho e do envolvimento que nos doamos em prol ao bem de todos os moradores daqui e das cidades vizinhas.

Um adjetivo peculiar das pessoas maduras é de como elas utilizam o tempo a seu favor: Entre a pergunta e a resposta, entre a ofensa a resposta que possa fazer pensar, de ACALMAR e NÃO PEGAR PARA SI o que não é seu.

Cada um dá o que têm dentro do seu coração! O que você carrega dentro do seu?

Por fim ao invés de encerrar com perguntas, vou desejar:

Eu desejo aos desconhecidos que conheçam o lindo trabalho que é feito por de trás dos bastidores, do envolvimento de tantas pessoas, do planejamento até a execução, da quantidade de tempo e de energia que depositamos nesta nobre causa!

Eu desejo que você possa ter mais empatia se colocando no lugar do outro e que escolha fazer perguntas a suas respostas!

Eu desejo que você dê um tempo entre a informação que tu receba, daquilo que tu entenda e que tu não pense apenas em você, mas em TODOS!

Com empatia Muri Coach 💛

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s