Concurso Literário Faccat – Jornal Panorama premia vencedores. Veja quem são eles

Em clima de encontro entre amigos, com integração e bate-papo, foi realizada a premiação do o XVII Concurso Literário Faccat – Jornal Panorama. O evento foi realizado na noite de segunda-feira, 10 de dezembro, livraria Ponto do Livro, nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Entre os destaques do momento, música e leitura das obras vencedoras.

Ao todo, 121 textos foram inscritos entre Contos, Crônicas e Poemas.  “Só tenho a agradecer pela participação de todos. Os textos foram incríveis, de alta qualidade. O Jornal Panorama tem a satisfação de participar junto da Faccat já há alguns anos deste concurso. O evento nasceu na Faccat e com o tempo ganhou a nossa participação de forma mais ampla. Só tenho de agradecer a todos vocês”, destaca a editora-chefe e coordenadora comercial do Jornal Panorama, Inge Dienstmann.

Capacidade de socializar pensamentos

Sonhos foi temática de inspiração nesta edição do Concurso Literário. De acordo com a comissão organizadora, o tema foi escolhido porque em 2018, completam-se 50 anos da morte de Martin Luther King Jr., ativista político norte-americano, que lutava pela causa da igualdade étnica e social. Em um dos seus célebres discursos, ele proferiu repetidamente a famosa frase “I have a dream”, para falar dos seus sonhos de um país sem desigualdades, sem preconceitos, com oportunidades iguais para todos, independentemente de condições sociais, origens étnicas e gênero. A justificativa passa pela ideia de que, após meio século, os sonhos coletivos parecem esmorecer frente a uma realidade cada vez mais fragmentada e individualizada. Falar em projetos que visam ao bem comum, muitas vezes, é visto como algo quixotesco. Ao mesmo tempo, revelar seus sonhos individuais também pode ser um ato censurado por olhos e lábios ressecados pela desesperança. Sonhar, hoje, tornou-se um ato de bravura.

“O projeto é especial porque tem a participação de vocês. Este ano chegamos da 16ª edição e quando um projeto passa dos 15 anos, isso significa que ele é desenvolvido por pessoas que sabem fazer, sabem organizar, sabem divulgar”, elogia o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes. Ele ainda destaca que os participantes tiraram algo de si para socializar e mostrar a capacidade que têm. “A temática foi importante porque todos têm sonhos e vocês conseguiram transmitir para as outras pessoas como vocês consideram os sonhos. O sonho deve fazer parte da vida de todo mundo, mas também é preciso sonhar, levantar e ir à luta”, aconselha.

 

Escrita literária

Na avaliação da coordenadora do curso de Letras e coordenadora do concurso pela Faccat, Liane Müller, o concurso literário é uma forma de valorizar as pessoas da região, que muitas vezes escrevem e não tem onde divulgar seus textos. “O concurso literário é para incentivar os escritores da região. Temos no Vale pessoas que se interessam em escrever, têm motivações e o concurso literário é uma forma de motivação”, ressalta Liane.

 

Os vencedores de 2018 foram:

1º lugar – Geral
Título da obra:  Sonho dentro de um sonho
Pseudônimo do autor: Poe
Nome completo do autor: Tainara Cecília Silveira Balt
Idade: 19 anos

2º lugar – Geral
Título da obra: Dos sonhos
Pseudônimo do autor: Rivo Trio Efêrve Senti
Nome completo do autor: Leonardo Ribeiro Machado
Idade: 36 anos

3º lugar – Geral
Título da obra: O grande sonhador
Pseudônimo do autor: Henrique Rushmore
Nome completo do autor: Douglas Márcio Kaiser
Idade: 39 anos

1º lugar – Conto
Título da obra: Sonhos ao amanhecer
Pseudônimo do autor: Daniel DuConto
Nome completo do autor: Doralino Souza da Rosa
Idade: 49 anos

1º lugar – Crônica
Título da obra: O que move o mundo
Pseudônimo do autor: Henrique Rushmore
Nome completo do autor: Douglas Márcio Kaiser
Idade: 39 anos

1º lugar – Poema
Título da obra: Desutopia utópica
Pseudônimo do autor: Simplesmente Maria
Nome completo do autor: Simone da Silva Reis
Idade: 31 anos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s