Três músicos com décadas de atuação no rock feito no Rio Grande do Sul – Nenung (Darma Lóvers), Luciano Albo (Cascavelletes) e Juliano Pereira (Nei Van Soria) – se uniram em um projeto surgido em meio a pandemia. A parceria nomeada como “JULIANO, NENUNG & ALBO” rendeu o lançamento, em meados de 2022, do álbum NORTE. Agora, pra entrar 2023 com o pé direito , o trio acaba de lançar o videoclipe de “A Lua Pelos Cabelos” (que pode ser assistido abaixo) e se prepara para o seu show de estreia. Será no dia 9 de junho (sexta-feira), em Porto Alegre, dentro do projeto Ocidente Acústico no Bar Ocidente o primeiro show do power-poético-trio, que contará ainda com a participação do baterista Daniel Fontoura.
Em 2020, Albo e Juliano já conversavam sobre criar algo novo e a pandemia os movia em direções antes impensadas. Nenung surgiu como um nome pra soprar palavras e melodias. A princípio a parceria seria para uma única canção. Juliano criou o tema e sugeriu a frase “Pode contar comigo”. Nenung abriu sua fábrica de brinquedos poéticos e desenhou a letra em questão de minutos. Albo arrematou com um arranjo arrebatador.
Como brilhou demais e surpreendeu aos três artistas, veio uma segunda canção que naturalmente chamou a possibilidade de – porque não? – uma terceira. Até então o trio nem pensava em criar uma nova banda, mas a evidência da sincronia e do prazer da criação conjunta fez a trama se fortalecer e a música tomar conta do que viria surgir.
O trio e o Norte
Oito canções foram compostas e lapidadas, com temáticas diversas sobre formas de ampliar perspectivas de vida criativa em tempos de estreitamento mental e afetivo e algum descrédito na raça humana. Falam de confiança, amizade, saudade e também tocam temas ardidos como racismo e manipulação virtual, sem perderem a alegria e elegância. NORTE é uma palavra-direção que aponta e sugere um caminho, que prefere a honestidade à facilidade e ao conteúdo descartável.
Os três são personagens essenciais na história da música feita no RS e no Brasil que compartilham do gosto de não descansarem no passado ou na nostalgia. Sem a pretensão de apontarem um único caminho como certo e definitivo, sugerem a amplitude e o cultivo de uma serenidade inquieta como referência para o exercício de nossa responsabilidade como seres humanos. Que o Norte de cada um seja apontado a partir de cada escolha consciente.
O clipe pode ser conferido abaixo e o álbum completo pode ser conferido no Spotify e no Youtube.
Sobre os artistas
- Luciano Albo é músico e produtor, participou d´Os Cascavelletes, da banda de Nico Nicolaiewsky, Fernando Noronha & Black Soul, Papas da Língua, entre outros.
- Juliano Pereira é músico, compositor e arranjador. Em 92 passa a acompanhar o tbm ex-Cascavelletes Nei Van Soria com quem já gravou 10 álbuns, dividindo palco com Herbert Viana, Charly Garcia, Renato Borghetti, Hique Gomez, Dado Villa-lobos e muitos mais.
- Nenung surgiu com a Barata Oriental no final dos 80, criando posteriormente Os the Darma Lóvers, O Projeto Dragão e seguindo em carreira solo. É parceiro poético de Dado Villa-lobos, Ronaldo Bastos, Paula Toller, Frejat, Mariana Aydar, Moreno Veloso, e vários outros.