Tradição do Terno de Reis será apresentada no Natal Mágico de Taquara nesta quarta-feira

Odilon e os Cantadores Açorianos recebem a comunidade em mais uma noite especial às comemorações natalinas na cidade. Com o objetivo de preservar a cultura açoriana no Rio Grande do Sul, o grupo se apresenta nesta quarta-feira (21), às 20h, na Praça Marechal Deodoro, integrando a programação do 17º Natal Mágico de Taquara.

“O Terno de Reis nos direciona a uma parte de nossa história que talvez os mais jovens não conheçam, mas as pessoas que têm relação com a minha idade ou mais, também vão lembrar e se emocionar. São referências que jamais esqueceremos, uma tradição esperada por toda família, que participava do festejo com muita alegria”, lembra a prefeita Sirlei Silveira.

O evento é realizado pela Prefeitura de Taquara, pelo Sesc-Taquara e pela Associação de Voluntárias do Natal Mágico, tem o patrocínio da Rudy Beer e da CDL de Sapiranga e o apoio do Solar Pina, do Instituto Vitória e da RB Barbearia.

Odilon Ramos e os Cantadores Açorianos

Além das cantorias espontâneas do Terno de Reis no período natalino, o grupo desenvolve pesquisas que resultam num espetáculo cheio de beleza poética.  Descendentes de imigrantes açorianos, são em sua maioria, componentes de uma mesma família: Os Machado Ramos de Santo Antônio da Patrulha. Demétrio Machado Ramos, o patriarca, já herdara dos pais e avós, o dom de cantar, improvisar versos, escrever décimas e pasquins (poesia popular). Era mestre de Terno de Reis, e ensinou aos filhos esta manifestação cultural e religiosa. O grupo atua em projetos culturais também em escolas, levando oficinas e ensaios do Terno de Reis e canções açorianas e possui uma página social no Facebook Cantadores Açorianos.

*Foto: Douglas Tomas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s