Projeto de Socialização da 33ª Oktoberfest de Igrejinha promove solidariedade entre a comunidade

Na última quarta-feira (23), ocorreu um encontro entre promotores, patrocinadores e entidades beneficiadas pelo Projeto de Socialização da 33ª Oktoberfest de Igrejinha, marcando o encerramento da atividade nesta edição. Ao todo, foram mais de 40 ações sociais promovidas, que surgiram com o intuito de ajudar e beneficiar a região. A partir do projeto, foram contempladas entidades como: Bombeiros Voluntários de Igrejinha, CAE – Centro de Atendimento Escolar de Igrejinha, Hospital Bom Pastor de Igrejinha, ABEFI – Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial, Instituto Santíssima Trindade do município de Três Coroas, entre outras.

O Projeto de Socialização da Oktober de Igrejinha surgiu em 2012 por uma iniciativa da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), que fomenta ações com diferentes propósitos, desde que tenham como mote o espírito de proporcionar bem-estar ao próximo. As iniciativas incentivam a arrecadação de alimentos, roupas, calçados, confraternizações com grupos de idosos, plantio de árvores, eventos culturais ou de conscientização, entre outras ações. Para Liége Brusius, diretora de cultura da Amifest, esse encontro final foi para celebrar a capacidade que a festa tem de colaborar com a sociedade. “Nós da Amifest temos o compromisso com a solidariedade, contribuindo de alguma forma para que essas ações nunca deixem de acontecer”, explicou. Liége ainda destacou que a festa e o projeto são pensados para proporcionar confraternização entre os grupos. “A ação estimula a solidariedade entre grupos de amigos, empresas e pessoas que querem se juntar para promover o bem”, finalizou. 

O Projeto de Socialização já ajudou mais de 400 mil pessoas ao longo dos anos. Lembrando que em 2020 e 2021, anos em que a Oktober não ocorreu no formato presencial por conta da pandemia, foi realizada a inciativa Grande Ação, que repassou litros de leite e água mineral, toneladas de alimentos e produtos de limpeza para entidades da região.

Durante o evento, o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, enfatizou o voluntariado que se dedica à Oktoberfest e às causas sociais em Igrejinha. O presidente da Amifest, Tiago Petry, por sua vez, ressaltou o apoio que a Oktoberfest propícia a muitas famílias por meio dos seus repasses e, também, dos projetos de socialização. “Agradeço aos grupos envolvidos e convido todos a continuarem se mobilizando nas próximas edições da Oktober”.

Patrocinadores e beneficiados relatam espírito comunitário

Os benefícios das ações sociais e do espírito comunitário também foram ressaltados pelos patrocinadores e as entidades beneficiadas pelo projeto. A vice-presidente da OAB Subseção Igrejinha e Três Coroas, Monique Carasai, destacou que a entidade tem buscado ações para se aproximar da comunidade. “Tudo isso porque fazer o bem é a forma de engrandecer e repassar valores como a solidariedade e empatia, inclusive para os nossos filhos, para que eles tenham acesso ao bem”, avaliou. Nesta edição, a OAB foi patrocinadora do Projeto de Socialização e realizou a “Campanha do Agasalho – Tire a Solidariedade do Armário”, arrecadando 1.620 peças de roupas e calçados e 20 cobertores, que foram destinados à Assistência Social de Igrejinha e Três Coroas.

Representando o Laboratório Bom Pastor, também patrocinador desta edição do projeto, Ilza Schaefer destacou que ao longo da trajetória a empresa sempre buscou incentivar os projetos de solidariedade, em especial na área da saúde. “Fazer o bem não é apenas recompensador para quem recebe, mas também para quem está fazendo. Estudos indicam que fazer o bem prolonga a nossa vida. Então, olhem o que temos aqui em Igrejinha, quantas pessoas fazendo o bem, que realizam ações solidárias e são mais felizes”, pontuou.

Um dos principais beneficiados pelos repasses da Oktoberfest de Igrejinha e também pelas ações de Socialização, o Hospital Bom Pastor, agradeceu todo o empenho da comunidade em prol do bem comum. “Se hoje o Hospital tem uma estrutura qualificada muito se deve à Oktoberfest, e os projetos de socialização vieram somar”, comentou a relações públicas do Hospital, Renata Helena Ghiggi. “Hoje o Hospital atende mais de 300 pacientes por dia, a maior parte via SUS, e seria impossível dar conta dessa demanda sem esses recursos, inclusive das doações propiciadas pela Socialização, que são muito significativas!”, complementou.

Outro beneficiado pelas inciativas, o Instituto Santíssima Trindade, enalteceu as semelhanças entre os valores sociais da Oktober e da própria instituição. “Temos um olhar para a comunidade e para atender as pessoas em suas necessidades através do trabalho voluntário”, destacou Carina Percheron, representante do Instituto. Ela ainda relatou que, atualmente, a entidade atende 18 idosos e 67 crianças e o Projeto de Socialização contribui significativamente com doações e ações de apoio.

Ainda na ocasião, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE de Igrejinha), outra beneficiada pelos repasses da Oktober e do Projeto de Socialização, destacou que atende atualmente 165 usuários e possui 26 colaboradores. “Os Projetos de Socialização atuam em parceria com doações à entidade, bem como atividades junto aos alunos que são importantes no dia a dia da escola”, relatou Sílvia Bischoff, diretora da entidade.

Ações contribuem com entidades locais

Uma das ações realizadas ficou à frente das soberanas da festa, que encabeçaram a inciativa “Meu Pet Voluntário”, com a venda de bandanas para os pets. Todo o resultado da ação foi doado para instituições de animais do município e da região. A venda dos itens ocorreu nos pet shops locais, lojas parceiras e no espaço de venda de souvenirs da festa. 

Outra iniciativa que contribuiu para o projeto foi o Grupo Frida, que realizou a ação “Alimentar é fazer o bem”, com o objetivo de auxiliar as famílias que participam dos grupos do CREAS de Igrejinha. No dia 10 de setembro foi realizada a arrecadação de alimentos em estabelecimentos da cidade e no dia 21 de setembro de 2022 foi entregue às famílias atendidas os 600kg de alimentos arrecadados. Já a ação feita pela OASE – Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas foi o Chá Anual em benefício do Hospital Bom Pastor de Igrejinha, que ocorreu no dia 13 de julho de 2022. O evento teve lucro de R$ 15.307,52, que foi repassado ao Hospital.

Festa de Colheita anunciará valor de repasse

A 33ª edição será totalmente finalizada somente no dia 8 de dezembro, na Festa da Colheita, momento em que o balanço da edição é apresentado à comunidade e às entidades que recebem o repasse. Lembrando que a AMIFEST distribui os recursos arrecadados durante a festa, contribuindo com mais segurança, saúde e educação na região. O valor total de recursos financeiros já destinados para entidades ultrapassa os R$ 15 milhões, sendo beneficiadas instituições, escolas, hospitais, Polícia e Bombeiros.

Próxima edição da festa: a 34ª Oktoberfest de Igrejinha já está confirmada e acontecerá de 20 a 29 de outubro de 2023, no Parque de Eventos Almiro Grings.

Sobre a 33ª Oktoberfest de Igrejinha – A festa aconteceu de 14 a 23 de outubro de 2022, no Parque de Eventos Almiro Grings. O evento foi promovido pela Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) e contou com patrocínio da AMSTEL, Piccadilly, Usaflex, Bebecê, Beira Rio, Sulgás, Cipatex, ProSolar, Ambiente Verde, Saft, Sicoob, Construarte, Benoit e Banrisul. Além disso, a Oktober de Igrejinha teve apoio de Prefeitura Municipal de Igrejinha, Tca Corp, Ticket Mais e Unimed. Mais informações através do site oficial www.oktoberfest.org.br e das redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s