Geraldo Both será empossado na Academia de Letras dos Municipios e lança livro neste sábado

A noite do próximo sábado (19) celebrará a literatura, a arte e a solidariedade, juntamente com a vida de Geraldo Antônio Both. Em encontro cultural no Centro Comunitário Evangélico, de Parobé,  a partir das 19h, ele lança o livro “Nos Trilhos da Memória, Uma Biografia Poética”, onde registra em textos a sua história de vida na infância em Cerro Largo, a juventude em Caibaté e a sua intensa atividade realizada em Parobé e região desde 1984. São em torno de 250 poesias, das mais de mil que já foram escritas e poderão ser conteúdos de outros livros que poderão ser lançados futuramente. “Os leitores vão ver na minha história que é possível, mesmo com todas as adversidades, vencer. E as poesias, a grande maioria são de um caráter espiritual, pois estamos vivendo um tempo que as pessoas precisam ter uma palavra de esperança e o livro é um enxoval de esperança em cada poesia escrita”, instiga.

Na noite do evento, além do lançamento do livro e Sessão de Autógrafos, o escritor será empossado como membro da Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul. O conte surgiu pelo vasto número de poesias que tem publicados nos últimos anos nas redes sociais e que muitos deles estarão inseridos na obra que estará sendo lançado.

Como uma das grandes atrações a noite será coroada com a presença da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, com jovens aprendizes da Fundação Pão dos Pobres, de Porto Alegre, que integra o Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional, além de outras apresentações de artistas de Parobé e da região.

Sobre Geraldo e sua obra

Funcionário público aposentado, Geraldo tem 61 anos e escreve poesias desde a juventude, com muitas delas guardadas em uma caixa e estão sendo transcritas para o digital. A ideia de lançar um livro surgiu em 2018 quando participava de um retiro. “O palestrante disse que somos apenas uma sequencia de uma história vivida pelos nossos antepassados. E percebi que não sei nada dos meus avós, bisavós e seus avós e bisavós. E olhando a minha história, desde a infância, juventude e depois em Parobé e na região, e todas as lutas enfrentadas e vencidas, resolvi escrever mais poesias e escrever um livro com minha história, mas com as poesias que estava escrevendo”, relembra.

Na época, aproveitando a aposentadoria, a ideia era visitar suas origens, conversar com pessoas e relatar isso na obra. Com a pandemia, o plano precisou ser mudado. Há exatamente um ano atrás, Geraldo decidia a data de lançamento de seu primeiro livro, na época ainda sem nada escrito ou organizado. “Resolvi relembrar cada detalhe da minha trajetória. Fui escrevendo minha história da infância com a ajuda da minha irmã Lucia Jacira e buscando nos recortes de jornais alguns detalhes das atividades que organizei ao longo da minha vida e os textos foram surgindo”, relembra.

Voluntariedade e solidariedade marcam sua história

Como ao longo de sua vida dedicou-se ao serviço voluntário, onde atualmente é o presidente do Lions Clube Parobé e do Conselho Municipal de Desenvolvimento, além de ter uma participação ativa no Corede Paranhana Encosta da Serra, Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional, Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e outras ações comunitárias, resolveu realizar o lançamento do seu livro de forma totalmente solidária.

Todos que comparecerem estão convidados a trazer um brinquedo que servirá para o Natal Solidário do Lions Clube Parobé, bem como 25% do lucro também será revertido para a compra de brinquedos e os restantes 75% serão destinados para a Capela Sagrado Coração de Jesus, de Fazenda Pires, interior do município e a Capela mais antiga da Paróquia São João Batista, que teve que ser reconstruída e o valor será para a conclusão da obra.

“Fazer o evento Solidário é o reflexo da minha história de vida. Me dedico desde os 18 anos para o serviço voluntário e construí minha história de vida dessa forma. As atividades feitas para a comunidade são a chave de eu ter conseguido todo o apoio para o livro”, celebra, pontuando que foi em busca de parcerias e conseguiu custear a obra na íntegra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s