Igrejinha é uma das cidades-polo de Encontro Internacional de Dança

Cultura e tradição marcaram a tarde do último sábado (12), com o Encontro Internacional de Danças (Raduno Internazionale di Danza / Internationales Tanztreffen), envolvendo mais de 60 grupos de danças folclóricas, baseados em 8 cidades, 5 estados brasileiros e dois diferentes continentes. Foi um baile intercontinental, destacando a integração cultural ítalo-germânica, partindo de uma central de transmissão instalada em Igrejinha.

As chamadas cidades-pólo, acolheram os grupos dos arredores para facilitar a transmissão. Assim, a cidade de Munique, na Alemanha, concentrou os dançarinos das cidades vizinhas, tanto quanto Juiz de Fora, São Paulo, Curitiba, Timbó, Garibaldi, Colinas e Igrejinha. De forma simultânea, as mesmas músicas eram dançadas por todos os participantes da transmissão, que durou cerca de 3 horas.

O Secretário de Turismo e Cultura de Igrejinha, Juliano Müller, destaca os desafios e alegrias de promover encontros como este. “Em Igrejinha tivemos dançarinos de 05 a 83 anos que, mesmo separados pela barreira linguística ou por quilômetros de distância, se uniram aos demais pólos tendo a tecnologia como ferramenta e a dança como uma linguagem universal”.

No pólo de Igrejinha estiveram os grupos Drei Kronnentanz (Três Coroas), o Sonnestrahl (Três Coroas) mais o Kirchleinburg (Igrejinha) e a invernada do CTG Sentinela da Tradição (Igrejinha), que instruiu as danças gaúchas, bem como, apresentou uma dança folclórica tibetana. As apresentações ocorreram no espaço do BierPlatz, no Parque de Eventos Almiro Grings, de onde também foi realizada e conduzida toda a transmissão do encontro.

O evento é organizado anualmente pela Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil (FECCAB) e neste ano contou com a parceria da Secretaria de Turismo e Cultura de Igrejinha, da Federazione Folk Serenissima e do Boletim Der Hut.

A gravação completa do evento segue disponível para visualização na página do Facebook da Fundação Cultural de Igrejinha e também pelo Youtube do Município de Igrejinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s