Sábado terá atrações para marcar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em Taquara

O sábado (19) terá ampla programação para marcar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em Taquara. Feirinha com empreendedores negros, apresentações de hip hop e dança de rua, batalha de break dance, grafitagem, oficina de turbante, pagode, escola de samba, brinquedos para as crianças, espaço de alimentação e muitas outras atrações integram a comemoração que será realizada das 9h às 22h, na Rua Coberta.

“Será um evento grandioso, especial, voltado à conscientização das causas do povo negro, um dia de alegria, de dança, música e de muita reflexão. E para compartilhar conosco convidamos a comunidade taquarense para fazer parte desta história de luta contra o racismo. Convide os familiares, os amigos, traga as crianças, pois a festa está sendo preparada com muito carinho a todos”, pontua a prefeita Sirlei Silveira.

Organizadores se reuniram para tratar sobre a programação do sábado

O evento tem a realização da Prefeitura Municipal de Taquara, através da Diretoria de Cultura e conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Ong Vida Breve, da Associação Regional e Cultural Afrodescendentes de Taquara (Arcat) e do Instituto Gaúcho Pró-Cidadania (IGPC).

Comemoração na Rua Coberta

  • 9h às 17h – Feirinha com empreendedores negros. 
  • 10h30 – Ong Vida Breve e Lady Black 
  • 14h – Batalha de Break Dance (nível nacional: Break Dance X) mediada pela Ong Vida Breve 
    – Início da grafitagem no muro do Taquarense
    – Oficina de turbante 
  • 16h – Pagode do Zé
  • 18h – Bateria da Escola Mocidade Independente Jardim do Prado
  • 20h às 22h – Momento oficial e apresentação do Grupo Só Uma Dica 

Programação do Mês da Consciência Negra

O Mês da Consciência Negra de Taquara iniciou no dia 7 de novembro e finaliza no próximo dia 23. A programação contou com o bate-papo “Leitura e Escrita: uma bela conexão”, com a escritora Lilian Rose da Rocha; também foi oferecido o Curso By Necessity Empreendedores Negros, pelo Programa Gerdau Transforma. Até o dia 9 de dezembro, das 8h às 14h, no Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, é promovida a exposição “Branco no preto – invertendo paradigmas: as letras e o grafite como meio de reflexão sobre a Consciência Negra em Taquara”. 

Nesta quarta-feira (16), às 19h, o ativista Cristiano Oliveira representará a ARCAT e o IGPC, na Câmara Municipal de Vereadores e, no dia 17 de novembro, às 19h30, na sede do IGPC, na Rua Erechim, 2595, no Bairro Jardim do Prado, ocorre a roda de conversa “O papel do negro na transformação da Sociedade”. Finalizando, no dia 23, haverá o evento Conversa de Professor, às 18h30, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar.

*Fotos: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s