Mês da Consciência Negra em Taquara é iniciado com palestra da escritora Lilian Rocha

Começou nesta terça-feira (8) a programação do Mês da Consciência Negra em Taquara. A primeira atividade de promoção da igualdade racial no Município foi a realização da palestra “Leitura e Escrita: uma bela conexão”, com a escritora Lilian Rocha. Com a participação de estudantes de quatro escolas municipais, o bate-papo, que faz parte do projeto Sesc Mais Leitura, ocorreu no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar. 

As atividades de promoção da igualdade racial no Município são realizadas pela Prefeitura de Taquara, junto com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a ONG Vida Breve, a Associação Regional e Cultural dos Afrodescendentes de Taquara (Arcat) e o Instituto Gaúcho Pró-Cidadania (IGPC). “Até o dia 23 de novembro, teremos uma grande programação de eventos que valorizem a cultura negra. Estamos muito felizes de darmos início ao Mês da Consciência Negra  em nossa cidade”, conta a prefeita Sirlei Silveira.

Incentivo à leitura

Para uma plateia de cerca de 200 alunos, Lilian Rocha abordou a importância da leitura e da escrita em qualquer trajetória profissional, destacando o seu próprio currículo. Além de escritora, ela é farmacêutica e analista clínica. “Graças a escrita literária e aos livros que consegui alçar voos nestas profissões. Falei para os estudantes sobre a importância de ler e de ter um livro, não importando o gênero, permitindo que a imaginação, a criatividade, a sociabilidade e a cidadania se faça através da escrita da palavra”, ressalta.

Em sua fala, a escritora mencionou que lê e escreve poemas desde a infância. A partir de 2013, entrou de vez na escrita literária e é autora dos livros “A Vida Pulsa”, “Negra Soul”, “Menina de Tranças” e “Leli da Silva – Memórias”, que, entre os temas abordados contempla a importância da cultura negra. “Nós vivemos em uma sociedade plural. Todas as camadas precisam ter sua oportunidade de ter o seu lugar ao sol. Quanto mais as pessoas tiverem conhecimento, melhor. O inteiro se faz por vários pedaços, então a comunidade precisa respeitar estes espaços, e saber que todos fazemos parte de um mesmo mundo, uma mesma espécie, para que todos nós nos respeitemos”, completa.

Estudantes destacam a palestra

A aluna Manuela da Silva Souza, de 14 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lauro Hampe Müller, acompanhou a palestra. Ela conta que foi um evento muito importante para descobrir novos escritores. “Não conhecia a Lilian Rocha, e este evento foi bem legal, porque assim conhecemos outras pessoas, e podemos ampliar nossa capacidade de leitura”, conta.  Já a estudante Yasmim Prestes, de 12 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Calisto Eolálio Letti, destaca que o evento foi positivo. “Gostei muito dos livros que ela apresentou, e que destacam a importância da igualdade racial. Me interessei bastante por este encontro”, salienta.

Programação do Mês da Consciência Negra de Taquara

  • 7 a 11/11 – 19h às 22h 
    Curso By Necessity Empreendedores Negros 
    Inscrições: https://www.gerdautransforma.com.br/2022-t22 
  • 07/11 – 19h30 – Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar 
    Bate-papo “Ativismo em causas e lutas pela igualdade racial”, com a escritora Lilian Rose M. da Rocha – aberto à comunidade
  • 08/11 – 8h30 –  Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar
    Bate-papo com alunos da rede municipal de Educação “Leitura e Escrita: uma bela conexão”, fazendo parte do projeto Sesc Mais Leitura, com a escritora Lilian Rose M. da Rocha
  • 15/11 – 19h – Câmara de Vereadores
    Cristiano Oliveira representando a ARCAT e IGPC
  • 17/11 – 19h30 – Sede do IGPC (Rua Erechim 2595 Jardim do Prado)
    Roda de Conversa “O papel do negro na transformação da Sociedade” 
  • 19/11 – 9h às 22h – Rua Coberta

-9h às 17h – Feirinha com empreendedores negros. 

-10h30 – Ong Vida Breve e Lady Black 

-14h – Batalha de Break Dance (nível nacional: Break Dance X) mediada pela Ong Vida Breve 

     – Início da grafitagem no muro do Taquarense

     – Oficina de turbante 

-16h – Pagode do Zé

-18h – Bateria da Escola Mocidade 

-20h às 22h – Momento oficial e apresentação do Grupo Só Uma Dica 

  • 23/11 – 18h30 – Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar
    Conversa de Professor

*Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s