Estudantes de Taquara plantam 675 mudas de árvores

Educação ambiental feita na prática em Taquara. “Todos vocês serão testemunhas de um momento importante que envolve o plantio de muitas árvores às margens do nosso Arroio Sonda.” Foi com esta frase que a prefeita Sirlei Silveira, deu destaque a ação de plantio de 675 mudas de árvores em uma área próxima do Arroio Sonda, no Bairro Empresa, realizada nesta quinta-feira (3). A atividade deu início ao projeto Plante Água – Academia de Capacitação de Jovens Embaixadores da Água, iniciativa pioneira no Brasil realizada pela Rede de Embaixadoras da Água, através da BPW International – Região América Latina, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (Abrhidro) e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS). 

O plantio foi feito por alunos das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Comvidas), presente em 45 escolas de Taquara, e que realiza atividades de cunho ambiental que mobilizam estudantes e a comunidade em geral. “Foi uma atividade muito linda, que ressalta a importância que todos nós devemos ter com a natureza. As crianças da nossa cidade estão sempre engajadas em atividades que busquem a preservação ambiental. Todos estão de parabéns por contribuírem com um mundo melhor”, ressalta a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira. 

Local onde as árvores foram plantadas

A área escolhida para o plantio passou por um recente trabalho de desassoreamento, com o objetivo de evitar alagamentos em caso de chuva. De acordo com a coordenadora ambiental da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Luciana Martins, a realização do projeto em Taquara é gratificante, fruto do trabalho de educação ambiental realizado na cidade. “Esse reconhecimento é grandioso. Mostra que estamos no caminho certo e agora somos referência também dentro do Rio Grande do Sul, pois a Secretaria da Educação do Estado veio acompanhar esta linda ação que realizamos, e servirá de inspiração para outros municípios”, salienta. 

A prefeita Sirlei destacou a importância da atividade, na qual os alunos se tornaram protagonistas de uma importante ação de recuperação ambiental. “Somos testemunhas deste momento histórico. É preciso que tenhamos mais água limpa, e garantir a proteção da natureza e de nossos mananciais. Parabéns para todos os que se mobilizaram”, frisa.

Parcerias

Uma das idealizadoras do projeto, a coordenadora do Comitê do Meio Ambiente da BPW International, Yara Blochtein, ressaltou que o plantio foi uma ação bem organizada e de sucesso. “Esperamos que todas as árvores plantadas se desenvolvam plenamente. Cumprimos esta importante missão. No momento em que os alunos foram declarados Jovens Embaixadores da Água, isso mudou sua percepção sobre a natureza e o meio ambiente, ampliando suas ações diárias de combate à poluição”, comenta.

Também participante da ação, a coordenadora adjunta do programa Jovens Profissionais do Saneamento da Abes-RS, Roberta Arleu Teixeira, aponta que esta atividade foi um sonho se tornando realidade. “Foi a concretização de mais de um mês de planejamento. Os professores passaram a nossa ideia aos alunos, que já são bem conscientes com o meio ambiente. Precisamos estar junto com eles, para que possam fazer a diferença ao nosso planeta”, completa.

Em Taquara, a ação contou com o apoio da Prefeitura, através das secretarias de Educação, Cultura e Esporte, de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, e de Obras e Serviços, além da parceria com instituições como Faccat, Rotary Club, Lions Clube, Instituto Vitória, Espaço Socioambiental Nara Mattos, Cooreli, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commades), Corpo de Bombeiros e Comando Ambiental da Brigada Militar. 

Percepção dos alunos

A estudante Sophia Brizola de Vargas, de 10 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nereu Wilhelms, ficou muito feliz de ter plantado árvores. “A partir deste momento, ficamos mais ligaddos na natureza. Que outras crianças também se mobilizem a participar de momentos assim, pois precisamos de toda a ajuda para cuidar do meio ambiente”, conta.

De opinião semelhante é a da aluna Rafaela da Silva, de 10 anos, que estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina. “Faço parte da Comvida há muitos anos e foi a primeira vez que plantei uma árvore. Gostei bastante da atividade e de fazer parte deste momento junto com meus colegas”, destaca.

*Fotos: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s