Mês da Consciência Negra terá programação de 7 a 23 de novembro em Taquara

O mês de novembro é marcado por ações referentes à Consciência Negra, onde atividades são promovidas por diversos setores organizados reafirmando a luta do movimento pelo mundo. Em Taquara, uma ampla programação prevê reflexões sobre questões que envolvem a negritude, reunindo a comunidade em palestras, bate-papos, capacitações, apresentações culturais e artísticas. O Mês da Consciência Negra de Taquara ocorre de 7 a 23 de novembro.

“O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado no Brasil em 20 de novembro, esta é a data máxima, importante momento de valorização da cultura e da tradição negra no país. Sabemos que ainda precisamos percorrer um longo caminho contra o racismo e a discriminação, mas são ações como estas que vão sensibilizando e fazendo a população refletir”, menciona a prefeita Sirlei Silveira.

O evento tem a realização da Prefeitura Municipal de Taquara, através da Diretoria de Cultura e conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Ong Vida Breve, da Associação Regional e Cultural Afrodescendentes de Taquara (Arcat) e do Instituto Gaúcho Pró-Cidadania (IGPC).

Bate-papos da negritude

O Mês da Consciência Negra de Taquara inicia no dia 7 de novembro com o bate-papo “Ativismo em causas e lutas pela igualdade racial“, com a escritora Lilian Rose M. da Rocha. Este momento ocorre, às 19h30, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar e é aberto à comunidade. Ela estará também no dia 8, às 8h30, no Centro Educacional, com o bate-papo “Leitura e Escrita: uma bela conexão“, dirigido a alunos da rede municipal de Educação. O bate-papo faz parte do projeto Sesc Mais Leitura.

Já no dia 15, às 19h, Cristiano Oliveira representará a ARCAT e o IGPC, na Câmara Municipal de Vereadores e, no dia 17 de novembro, às 19h30, na sede do IGPC, na Rua Erechim, 2595, no Bairro Jardim do Prado, ocorre a roda de conversa “O papel do negro na transformação da Sociedade“. Finalizando, no dia 23, haverá o evento Conversa de Professor, às 18h30, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar.

Empreendedores Negros

Integrando a programação do Mês da Consciência Negra de Taquara será promovido de 7 a 11 de novembro, das 19h às 22h, o Curso By Necessity Empreendedores Negros, oferecido pelo Programa Gerdau Transforma. Serão cinco dias de aulas online através do YouTube. Interessados podem se inscrever pelo link   https://www.gerdautransforma.com.br/2022-t22. A oportunidade é gratuita e destinada para empreendedores negros, acima de 18 anos. 

O Programa Gerdau Transforma é um curso de capacitação em empreendedorismo, com o intuito de auxiliar pessoas a desenvolverem seus próprios negócios. Os alunos receberão certificado e uma logomarca personalizada para o seu empreendimento. Informações podem ser adquiridas com a Agência Besouro pelo Instagram: @besourodasilva e pelo WhatsApp: (51) 98166-6124.

Um dia de atrações 

No sábado (19), o Mês da Consciência Negra de Taquara finaliza em grande estilo. Das 9h às 22h, na Rua Coberta, reunindo a negritude taquarense, muitos convidados e participantes estarão reunidos. Haverá feira com empreendedores negros, apresentações de Hip Hop, batalha de Break Dance, ambos com a Ong Vida Breve, apresentação da cantora Lady Black, grafitagem, oficina de turbante, apresentação do Pagode do Zé e da Bateria da Escola Mocidade, além do Grupo Só Uma Dica que abrilhantará o evento com muito samba e pagode até às 22h encerrando as festividades.

Programação do Mês da Consciência Negra de Taquara

  • 07/11 – 19h30 – Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar 
    Bate-papo “Ativismo em causas e lutas pela igualdade racial”, com a escritora Lilian Rose M. da Rocha – aberto à comunidade
  • 08/11 – 8h30 –  Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar
    Bate-papo com alunos da rede municipal de Educação “Leitura e Escrita: uma bela conexão”, fazendo parte do projeto Sesc Mais Leitura, com a escritora Lilian Rose M. da Rocha
  • 15/11 – 19h – Câmara de Vereadores
    Cristiano Oliveira representando a ARCAT e IGPC
  • 17/11 – 19h30 – Sede do IGPC (Rua Erechim 2595 Jardim do Prado)
    Roda de Conversa “O papel do negro na transformação da Sociedade” 
  • 19/11 – 9h às 22h – Rua Coberta

-9h às 17h – Feirinha com empreendedores negros. 

-10h30 – Ong Vida Breve e Lady Black 

-14h – Batalha de Break Dance (nível nacional: Break Dance X) mediada pela Ong Vida Breve 

     – Início da grafitagem no muro do Taquarense

     – Oficina de turbante 

-16h – Pagode do Zé

-18h – Bateria da Escola Mocidade 

-20h às 22h – Momento oficial e apresentação do Grupo Só Uma Dica 

  • 23/11 – 18h30 – Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar
    Conversa de Professor

*Foto de capa: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara | Foto Lilian: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s