Seminário Integrado do Outubro Rosa promove reflexões e aprendizado na Faccat

Com a finalidade de ampliar uma reflexão sobre a importância do autoexame nas mamas, sobre a importância da realização de exames periódicos e tudo o que envolve a conscientização sobre o câncer de mama, ocorreu o Seminário Integrado Outubro Rosa, no auditório 3, do Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), na noite de 25 de outubro. O evento reuniu diversas lideranças do município de Taquara, que se uniram para espalhar conhecimento e alertar sobre essa doença, que atinge milhares de mulheres todos os anos.  A realização do Outubro Rosa 2022 é do grupo Laços de Amor, Prefeitura de Taquara, Hospital Bom Jesus, Serviço Social do Comércio (Sesc), Clube Lions, Hinode, Faccat, Unipacs, Rotary Club e Oncoprev.

Abrindo os trabalhos da noite, acadêmicos dos cursos de Enfermagem e de Fisioterapia demonstraram, nos espaços dos estandes, sobre o exame clínico das mamas e exame citopatológico, que é o método de rastreamento de câncer do colo do útero. “O evento é importante para alertar a população sobre a importância de manter os exames em dia. Apesar de ser uma doença que assusta, a cura do câncer de mama, se detectado precocemente, é praticamente certa”, destaca uma das organizadoras da ação, a enfermeira e professora Edna Thaís Jeremias Martins.

Palestras e depoimentos

Antes das palestras e depoimentos da noite, o Coral da Terceira Idade da Faccat, o Viva a Vida, realizou uma bela apresentação. A integração foi marcada ainda pelas palestras da médica mastologista Ísis Mendes Barbosa, que falou sobre o câncer de mama; e do médico oncologista Henrique Träsel, que explicou sobre os diversos tipos de tratamento da doença e sobre a desmistificação da quimioterapia. As advogadas Betina Dutra e Eduarda Daudt falaram sobre o Direito da Mulher com câncer. O Seminário Integrado Outubro Rosa também contou com o depoimento emocionante da vitoriosa Claudia Simon, que descobriu a doença durante a sua segunda gestação.

Bem-estar social e emocional

A presidente do Laços de Amor, Márcia Ressler, comenta que o grupo vem ser um espaço de desabafo, de escuta. “Hoje a gente conta com várias pessoas que participam conosco nesta caminhada. Estamos sempre falando do autocuidado, da mulher poder se conhecer, de fazer o cuidado pessoal. Nós enquanto mulheres, abraçamos muito e muitas vezes esquecemos de nos abraçar. Então, o Laços vem com essa fala, do cuidado pessoal”, explica Márcia, que também é uma vitoriosa, após vencer o câncer de mama.

A secretária municipal de Saúde de Taquara, Mariane Farias da Silva, comenta que é preciso falar sobre prevenção. “ Hoje é um momento para falarmos sobre câncer, sobre prevenção. É importante que as pessoas façam os exames o quanto antes para que os tratamentos tenham sucesso. Além disso, é preciso bem-estar social e emocional”, ressalta.

Socialização de experiências

Já a coordenadora do curso de Enfermagem, Cláudia Capellari, comenta que a energia contagia quando se está perto, quando se consegue tocar. “Os encontros presenciais são fundamentais para essa troca de energia, que vibração positiva, que eleva a autoestima. Somos um exército de mulheres e temos que aprender a cuidar da gente também. Este é um momento de reflexão, de nos darmos prioridade”, enfatiza.

Na avaliação do diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, é preciso ter esses encontros de trocas de informações e de relatos. “As pessoas precisam socializar suas experiências, que poderão ser a fonte de força para as outras. É preciso aprofundar o conhecimento e ir em profissionais competentes e que tenham interesse em resolver a situação. O amor e o humor também são fundamentais para a vida”, reflete.

*Fotos: Ana Mattana/Faccat

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s