Monte da Fé é entregue revitalizado e já está aberto para visitação da comunidade e turistas

Nem mesmo o dia nublado e a visibilidade reduzida da paisagem diminuiu o brilho momento de entrega da obra de revitalização do Monte da Fé, em Igrejinha. Na tarde desta quarta-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, autoridades, pessoas que fizeram parte da história e construção do espaço e da comunidade se reuniram para conhecer as melhorias. O objetivo da obra é fomentar o turismo e valorizar a fé.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 550 mil, dos quais parte são de emenda parlamentar através do Ministério do Turismo e parte advindos de recursos próprios do município. Foram realizadas melhorias no entorno da cruz, como mirante, escadaria de acesso à cruz, bancos para lazer, banheiros e copa, iluminação e manutenção da própria cruz, que devido às ações do tempo contava com danificações. Também foi realizada a pavimentação de pedra irregular na rua que dá acesso ao espaço e a pavimentação de bloco de concreto no trecho final da subida.

O secretário de Turismo e Cultura de Igrejinha, Juliano Müller, destaca que o Monte da Fé é o elo que conecta duas das áreas importantes para o município: o turismo e a religiosidade. “Desde que foi construído, o Monte da Fé tem sido buscado pelos visitantes tanto pela vista que oferece do vale, quanto pelo espaço que é utilizado para a demonstração das manifestações de fé e religião. É uma oportunidade de encontrar-se com si mesmo, estimulado pela exuberante beleza natural. Agora passará a ter melhor infraestrutura no local, indo ao encontro das demais ações que já vêm sendo realizadas em busca do aprimoramento do turismo da cidade. Espero que quem vier até aqui se apaixone por Igrejinha como nós somos apaixonados por ela”, diz o secretário. Ele destaca ainda a importância do trabalho conjunto e o envolvimento de diversas secretarias para a realização da obra agora entregue.

O Prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, afirma que os investimentos realizados deram ao espaço uma nova perspectiva. “O Monte da Fé sempre foi muito visitado pela comunidade de Igrejinha e região e com todas as melhorias que foram realizadas, ele certamente continuará a atrair cada vez mais pessoas. Esse é o nosso objetivo, fazer com que Igrejinha explore cada vez mais os potenciais turísticos que tem”, cita Leandro.

Além das melhorias realizadas, o espaço também passou por processo de licitação pública para a concessão que permitirá a venda de ingressos, alimentos e souvenirs. A assinatura simbólica do contrato foi realizada pelo prefeito Leandro Hörlle e pelos irmãos Jaqueline e Mauro Machado, que, junto do irmão Marcos, serão os responsáveis pelo local. “Estamos fazendo a entrega de um espaço lindo e pronto para bem-receber os visitantes. Ele será bem cuidado e seguirá respeitando as atividades que tem relação com o espírito do local”, explica o prefeito Leandro.

O ato de inauguração contou ainda com a apresentação musical do artista igrejinhense Luan Costa e a bênção de representantes eclesiásticos de diferentes igrejas localizadas no município.

O Monte da Fé, também chamado de Morro da Cruz, já está aberto ao público aos sábados, domingos e feriados. O valor do ticket de entrada é de R$ 5,00 por pessoa, com cobrança de meia-entrada para moradores de Igrejinha (mediante apresentação de título de eleitor), crianças menores de 12 anos de idade, e idosos a partir de 60 anos de idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s