Jornalista gaúcho Michael Costa comanda etapa estadual e nacional do concurso de beleza Miss Latina

O jornalista gaúcho Michael Costa, de Novo Hamburgo, é o responsável por duas etapas do concurso Miss Latina: Miss Latina Brasil e Miss Latina RS. O seu foco como diretor dessas disputas é preparar as concorrentes para que se sintam pertencentes e apropriadas do que significa o Miss Latina. Para Costa, apenas uma menina vence concurso, mas a transformação que todas as concorrentes passam vai acompanhá-las para sempre. “Mesmo que entrem imaturas e inexperientes na disputa, vão passar por um processo de aprimoramento social e cultural e ter chances de lapidar suas personalidades ao longo de todo o concurso”, diz ele.

Ele destaca que o show da final é um espetáculo para o público. Mas, o concurso de Miss vai além da passarela com os desfiles de gala e de biquíni. “É muito importante o preparo e aperfeiçoamento de cada uma. Muitos aprendizados fazem a diferença num concurso, um segundo idioma como o Inglês ou o Espanhol aumenta comunicação com outras culturas e com outras realidades. Auxilia no amadurecimento e desperta para novas visões de mundo”, diz ele. O jornalista enfatiza também que o conhecimento em geral como acesso à leitura, as artes forjam um caráter mais sólido. “Eu gosto de meninas que entram no projeto sabendo que não é apenas um concurso de beleza, mas que elas vão ter a oportunidade de se aprimorar e estudar sobre o que é ser uma mulher moderna, participativa de sua realidade com todas as questões que envolvem este nosso mundo atual, só assim poderá se tornar uma verdadeira Miss Latina”, aponta ele. Por este motivo, os concursos são realizados com muita antecedência, pois possibilita todo este crescimento e envolvimento das candidatas.

Desde 2021, Costa passou a realizar também o Miss Latina Brasil. Edição que, ainda por conta da pandemia do Covid-19 e do curto espaço de tempo para a promoção do evento, optou por indicar a representante do país ao Miss América Latina del Mundo. A escolhida foi Daiara Stein, vencedora da etapa gaúcha de 2019, devido ao trabalho que já estava desenvolvendo ao longo de dois anos e que já vislumbrava a sua participação na fase internacional.

Gaúcha Daiara Stein representou o Brasil no certame internacional e conquistou o 2º lugar

Em 2022, o primeiro Miss Latina Brasil desta nova gestão contou com a participação de 15 candidatas. Como esse ainda é um trabalho inicial em nível nacional, Costa está criando uma identidade própria, utilizando estratégias que funcionam bem na fase estadual. Atualmente, a amazonense Brenda Beltrão, 23 anos, é a representante do país no Miss América Latina. Ela foi eleita por meio de provas de entrevista, traje de gala, traje de banho e traje cultural. De 6 a 13 de outubro de 2022 Brenda defende as cores da bandeira brasileira no evento Miss América Latina que acontece em Punta Cana, na República Dominicana.

Tradicionalmente, o Miss Latina Rio Grande do Sul elege a sua vencedora com um ano de antecedência. Isso acontece devido a uma estratégia da organização que acredita que esse tempo é necessário para a preparação das candidatas, assim como para o fortalecimento do projeto. O estado gaúcho tem um histórico de participação com grandes resultados. Desde que o concurso passou a eleger a representante do país de maneira exclusiva para o Miss América Latina del Mundo – em outros anos a vencedora era indicada por desempenho em concursos da versão Universo e Mundo. O concurso teve três candidatas coroadas Miss Latina Brasil. Em 2011 Cíntia Regert, de Passo do Sobrado, ficou na 3ª colocação. Já em 2013, Júlia Guerra, de Soledade, além de vencer a disputa nacional conquistou o título de América Latina del Mundo. Por fim, em 2021 Daiara Stein, de Venâncio Aires conquistou a coroa nacional o 2ª lugar da etapa internacional. Deste modo, a etapa gaúcha é a que tem o melhor desempenho na história da franquia no país.

Miss Latina Rio Grande do Sul

E o Miss Latina RS 2023 já deu o start. Neiza Martini, de 22 anos, foi a primeira a receber a coroa para representar o município de Paraíso do Sul. Vão se juntar a ela candidatas de outras cidades gaúchas, para a final do Miss Latina RS, que vai acontecer somente de 7 a 10 de setembro de 2023. Neiza está cheia de expectativas para representar seu município perante todo o Rio Grande do Sul. “Será um ano de preparação e de muitas responsabilidades até o concurso, mas eu tenho certeza que será um ano de um crescimento enorme, de muitas experiências e de oportunidades também. Agradeço imensamente ao Fernando, a toda família Latina, por acreditarem em mim e deixarem que eu faça parte da família. Podem ter certeza de que darei o meu melhor”, conta ela.

Sobre o concurso

O Miss Rio Grande do Sul Latina é a etapa estadual do Miss Latina Brasil, concurso realizado anualmente no país deste o ano de 1984. A etapa nacional elege a representante brasileira para o maior evento da beleza latina do planeta: o Miss América Latina del Mundo. O concurso internacional tem sede na Flórida (EUA) e acontece desde o ano de 1981. Participam países de língua latina, bem como nações representadas por mulheres com tal descendência.

Um comentário

  1. […] O Miss Latina Rio Grande do Sul é a etapa estadual do Miss Latina Brasil, concurso realizado anualmente no país deste o ano de 1984. A etapa nacional elege a representante brasileira para o maior evento da beleza latina do planeta: o Miss América Latina del Mundo. O concurso internacional tem sede na Flórida (EUA) e acontece desde o ano de 1981. Participam países de língua latina, bem como nações representadas por mulheres com tal descendência. Em 2021, a representante brasileira Daiara Stein ficou com o segundo lugar no concurso internacional. A competição estadual é coordenada pelo jornalista Michael Costa. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s