Taquara tem programação para celebrar a Semana da Água

Nesta segunda-feira (03), iniciou-se a programação de Taquara para a 22ª Semana Interestadual da Água e a 29ª Semana Interamericana da Água. Abrindo as atividades, aconteceu a roda de conversa virtual “Compartilhando estudos científicos sobre as nossas águas”. O evento contou com a apresentação de trabalhos de alunos de quatro escolas municipais e contação de histórias com a professora Maria Cristina da Luz Moreira. “Estamos com uma expectativa de sensibilizar as pessoas com a Semana da Água, para que cuidem deste bem precioso. Sem água nós não vivemos, é o nosso bem maior, Vamos mobilizar mais pessoas para garantir a preservação de nossas fontes”, conta a coordenadora ambiental da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Luciana Martins

No Município, o evento é organizado pela Prefeitura de Taquara, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, além da participação do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commades), Espaço Socioambiental Nara Mattos, Cooreli, Rotary Club, Corsan, Faccat e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS). 

Outros eventos

Na terça-feira (4) a programação seguiu com o Encontro Formativo do Coletivo Educador Ambiental de Taquara, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar, com uma palestra híbrida sobre o projeto “Plante Água”, e presença de representantes do grupo Embaixadoras da Água, com participações presenciais e virtuais. A programação segue na quarta-feira (5), com o projeto “Comvida em Ação: Água em movimento para além dos muros da escola”, com a realização de ações das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Comvidas) nos bairros de suas unidades de ensino. 

Já a quinta-feira (6) será dedicada para a realização de ações internas nas escolas municipais de Taquara. Na sexta-feira (7), haverá a Celebração das Águas Taquarenses, no Balneário João Martins Nunes, a  Prainha. No evento, alunos das Comvidas das escolas Rosa Elsa Mertins, 17 de Abril e Dr. Lauro Hampe Müller farão a junção das águas dos cinco rios que percorrem Taquara, os rios Padilha, Rolante, Rio da Ilha, Paranhana e Rio dos Sinos, além do lançamento do livro “As aventuras das gotas feitas pelas águas taquarenses”. A ação de encerramento será no dia 14, com atividades das escolas municipais que representarão Taquara em um evento promovido pela Abes, na Quinta da Estância, em Viamão. “Serão realizadas ações educacionais muito importantes de preservação da água. É através destas atividades que conscientizaremos nossas crianças sobre como devemos evitar sua poluição e evitar desperdícios”, complementa a prefeita. 

*Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s