História viva: Figueira que deu origem a nome de bairro em Igrejinha completa 100 anos

Uma figueira que é símbolo de um bairro igrejinhense agora é centenária. Para marcar o fato, na na manhã desta quarta-feira (07), um momento solene em comemoração aos 100 anos do plantio da figueira, árvore que deu nome ao bairro Figueira foi realizado. A homenagem contou com a presença das autoridades da cidade e de familiares cujos  parentes fizeram parte do plantio.

A árvore foi plantada no dia 07 de setembro de 1922, quando a cidade de Igrejinha ainda fazia parte da colônia de Santa Maria do Mundo Novo (Taquara), em comemoração aos centenário da Independência do Brasil. O plantio marcou o encerramento do desfile físico realizado naquele dia.

Desde lá, a espécie de Figueira-folha-miúda, além de se destacar por sua beleza, se tornou símbolo de vida e fecundidade para o local, dando, mais tarde, nome ao bairro onde está localizada quando Igrejinha tornou-se cidade.

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, afirma a relevância do momento solene para relembrar a história do plantio da árvore.  “Neste ano, além de comemorarmos os 100 anos da figueira, celebramos também os 200 anos de Independência do Brasil. É um momento muito oportuno para reafirmarmos que nossas raízes são símbolo de prosperidade, dizendo muito sobre o que somos hoje enquanto Município e comunidade. É, sem dúvidas, um marco importante”.

Durante a solenidade, foi realizada também a adoção simbólica da árvore e do espaço em que ela está inserida pelo Supermercado do Gringo. Ao adotar o local, o negócio se mostra parceiro da comunidade em manter a beleza e bom estado da árvore.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s