Museu Julio de Castilhos apresenta a Exposição Brasil: Independência para que(m)?

A Exposição Brasil: Independência para que(m)? é a novidade no Memorial do Rio Grande do Sul a partir desta quinta-feira (08). Com abertura às 18 horas, na Sala Múltiplos Usos – 2º piso do Memorial do RS, entrada pela portaria lateral, a exposição é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Museu Julio de Castilhos (MJC), em curadoria compartilhada com o Arquivo Histórico do RS, Museu Hipólito José da Costa (também instituições da Sedac), em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do RS, Centro de Memória e Informação Pessoal Yuri Victorino e apoio do Memorial do Rio Grande do Sul (Sedac).

A exposição, alusiva ao bicentenário da Independência, apresenta elementos e materiais do Brasil Império, como documentos, bandeiras, escudos, a Constituição de 1824, moedas e cédulas e situa o visitante quanto aos fatos que levaram D. Pedro I a proclamar a Independência e posteriormente abdicar do trono. O projeto curatorial enfoca ainda na questão dos excluídos da Independência, questiona e convoca o público a refletir sobre que tipo de Independência efetivamente liberta e acolhe.

Para Doris Couto, diretora do MJC, a exposição tem o papel fundamental de  provocar o público a pensar sobre os fatos que nos forjaram enquanto país e produziram, desde sua gênese, a exclusão dos negros, dos indígenas e das mulheres do acesso à cidadania e ao reconhecimento por sua participação, não só na Independência em si, como no avançar enquanto pátria-mãe para alguns.

Visitas Mediadas

As escolas interessadas em realizar visitas mediadas poderão solicitar agendamento pelo email educativo-ahrs@sedac.rs.gov.br, terças a sextas-feiras, das 10 às 16h. O público poderá visitar a exposição de terças a domingos, das 10 às 18h.

SERVIÇO:

O que: exposição “Brasil, Independência para que(m)?”
Quando: abertura dia 8 de setembro, às 18h
Onde: Memorial do Rio Grande do Sul, 2º andar, Sala Múltiplos Usos – Rua Sete de Setembro, 1020, Porto Alegre

*Foto de capa: Doris Couto | Foto interna: Gabriel Costa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s