Em Taquara, estudantes do 9º ano estão criando obras de fotografia e pintura para exposição temática

Preservação da memória e do patrimônio histórico material e imaterial de Taquara. Este é o objetivo do projeto “Memórias em tela e tinta: nossa gente, nossa história, nossa memória” onde, por meio da fotografia e da pintura em tela, alunos do 9º ano das escolas municipais participarão do evento que resultará numa exposição com lançamento previsto para o dia 17 de outubro, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores. A promoção é do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e o Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann, com o apoio da Diretoria de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e da Administração Municipal.

“Há a urgente necessidade de abordar nas escolas do Município, e também na sociedade em geral, a efetivação de projetos e políticas públicas para a manutenção, proteção e exibição do patrimônio cultural. A comunidade taquarense precisa olhar para o seu patrimônio cultural arquitetônico além da Prefeitura, Casa Vidal ou das Igrejas como “lugares de memória”. Precisamos valorar outros espaços que possuem igual importância para a história, memória e identidade local. Através deste projeto interdisciplinar, procuramos fomentar a visão crítica sobre o patrimônio cultural local, seja ele material ou imaterial, e sobre a necessidade de preservação do mesmo. O caminho está apenas iniciando”, menciona o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues.

Metodologia

Professores de História, Geografia, Língua Portuguesa e Artes dos 9º anos e coordenadores da rede municipal participam na segunda-feira (5), às 18h30, do momento on-line “Conversa de Professor” sobre o projeto “Memórias em tela e tinta: nossa gente, nossa história, nossa memória”. A partir de então os docentes partem para uma pesquisa sobre os patrimônios culturais, históricos e arquitetônicos do Município e os fotografam para que a partir da imagem captada os estudantes possam projetá-la em um desenho ou uma pintura. Os estudantes farão uma pesquisa sobre a história do patrimônio escolhido a fim de construírem uma sinopse.

Após isso, cada instituição de ensino organizará, de 10 a 13 de outubro, a exposição das obras elaboradas pelos estudantes que será avaliada por professores e avaliadores externos. Os cinco trabalhos destaques desta exposição interna serão selecionados e enviados ao Museu Histórico Municipal Adelmo Trott, e terão suas telas expostas nos saguões da Câmara de Vereadores entre os dias 18 e 28 de outro. 

O lançamento oficial da exposição do Projeto “Memórias em Tela e Tinta: nossa gente, nossa história, nossa memória” será no dia 17 de outubro, às 19h, na Câmara de Vereadores. Serão organizadas visitas dos estudantes da rede municipal no espaço da Câmara no período de 18 a 28 de outubro. Todos os trabalhos receberão certificados de participação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s