14° Festival de Gastronomia de Gramado anuncia três melhores no concurso Melhor Chef

O 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado definiu os três finalistas do concurso Melhor Chef. Em parceria com o Senac Gramado, o concurso reuniu oito chefs na etapa classificatória. Os três melhores foram Marcelo Teixeira, do restaurante Toro, Bárbara Simas, também do Toro, e João Francisco Chaves Beckenkamp, do San Tao Serra & Mar. O grande campeão será anunciado na sexta-feira, 9 de setembro, no palco da rua Pedro Benetti, durante o evento. O vencedor vai ganhar o troféu Concha de Cristal, que é desenvolvido e fabricado pela Cristais de Gramado.

Diversidade e Criatividade

Os oito chefs selecionados para a fase classificatória movimentaram a cozinha do Senac Gramado na quarta-feira (31). Diferentes sabores, aromas, cores e técnicas marcaram a prova. Além dos três finalistas, participaram os chefs Denise Cruz, do Grambier, Endrigo Sedrez, do La Vinicola, Alexander Thomas, do Divino, Antonio Vanzin, do Wood, e Fabiano Padilha, do Di Pietro. Cada participante preparou sua receita harmonizando o prato com um dos rótulos de azeite do Parque Olivas de Gramado, que é o homenageado do evento.

Os jurados Kátia Souza, do curso de Gastronomia da UCS, Arika Messa, vencedora do Melhor Chef em 2020, e Thomas Silveira, campeão em 2019 e 2021, avaliaram aspectos como grau de dificuldade, criatividade e originalidade da receita.

Sobre o Festival

O 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, principal roteiro gastronômico da Serra Gaúcha, ocorre de 8 a 20 de setembro. Com o tema “Oliveiras, olivas e azeites de oliva – Harmonizando Sabores”, o evento vai reunir 16 restaurantes na rua Pedro Benetti. O evento é apresentado pelo Ministério do Turismo – Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio master: Laghetto Golden Propriedades. Patrocínio: Stella Artois. Co-patrocínio: Oxford e Strauss. Companhia aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: Sicredi – Pioneira 120 anos, Escola Chef Gourmet, Senac Gramado, UCS, Adylnet, Lagos de Gramado Chocolates Artesanais, Stemac Grupo Geradores e Cristais de Gramado. Apoio institucional: Ibraoliva. Colaboradores: Materia Capitão Rodrigo e Hard Rock Café. Agente cultural: Marca Produções Artísticas. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Correalização: Abrasel Hortênsias. Financiamento: Pró Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

Participantes da classificatória

  • Marcelo Teixeira, Toro Prato: Cordeiro & Olivas do Pampa
  • Bárbara Simas, Toro Prato: Choco olive
  • João Francisco Chaves Beckenkamp, San Tao Serra & Mar Prato: Peixe branco defumado com carvão e galhos de oliveira, temperado com sal, pimenta e vinho branco. Peixe branco será grelhado numa assadeira feito no carvão sal grosso
  • Denise Cruz, Grambier Prato: Tournedor de filé ao pesto de rúcula com mousseline de batata baroa
  • Endrigo Sedrez, La Vinicola Prato: Contrafilé grelhado com molho de vinho e farofa de pinhão, acompanhado de Cenouras glaceadas com chantilly salgado de azeite, esferas de manjericão e Azeitonas pretas
  • Alexander Thomas, Divino Prato: Cordeiro em crosta de azeitona
  • Antonio Vanzin, Wood Prato: Tacos de Paella
  • Fabiano Padilha, Di Pietro Prato: Cogumelo Wellignton com purê de batatas com azeitonas

*Foto: Cleiton Thiele/Serra Press

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s