Feira Municipal de Iniciação Científica de Taquara contará com 84 projetos de alunos taquarenses

A sexta edição da Feira Municipal de Iniciação Científica de Taquara (Femicta) acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, na Sociedade 5 de Maio (Rua Guilherme Lahm, 1568 – Centro). As cerimônias de premiação dos melhores projetos ocorrem nos dois dias, às 18h30, sendo no dia 16, das categorias que envolvem as categorias da Educação Infantil e no dia 17, das demais categorias.

Ao todo 32 escolas participam da Femicta, sendo 29 municipais, duas privadas e uma estadual e 84 projetos das redes municipal, estadual e privada estão inscritos nas categorias Educação Infantil (23 projetos), Ensino Fundamental (57 projetos), Ensino Médio (quatro projetos) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento é organizado pela Administração Municipal de Taquara, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte – Smece.

“Estimular o estudo científico, a pesquisa desde cedo às crianças é muito importante, pois favorece o processo de aprendizagem, instiga a curiosidade, ajuda o aluno a elaborar os seus próprios conceitos. Muitos de nós só fomos ter contato com projetos de âmbito científico durante a faculdade, por isso ficamos felizes em proporcionar aos nossos estudantes esta etapa que os auxiliará em sua vida pessoal, acadêmica e profissional”, observa a prefeita Sirlei Silveira.

“Entendemos que a relação da iniciação científica desde a Educação Infantil fomenta nos nossos alunos este protagonismo, este aprendizado através da experiência, da pesquisa fazendo com que se engajem e possam de fato aprender de uma forma diferente e com maior autoria. Este momento também é a culminância das feiras que aconteceram no âmbito escolar mostrando cada trabalho desenvolvido nas escolas como forma de valorizar as crianças e os nossos professores”, relata a secretária da Smece, Carla Silveira.

Avaliação e Premiação

Todos os projetos participantes têm um professor-orientador e podem ter um coorientador; sendo desenvolvidos pelos alunos conforme o projeto pedagógico da escola. Cada projeto será avaliado por, no mínimo, dois avaliadores definidos pela Comissão Organizadora. Serão considerados aspectos para avaliação: o uso adequado de metodologia científica; documentos sobre resumo, relatório de pesquisa, caderno de campo e outros registros; apresentação visual do estande; apresentação oral do projeto em relação ao desempenho dos alunos e a relevância científica e social do projeto.

Todos os projetos recebem certificado de participação e os professores-orientadores e coorientadores recebem certificado de 20 horas. Os dois projetos com maior avaliação das categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ano ao 3º ano, 4º ano ao 6º ano e 7º ano ao 9º ano) e Ensino Médio receberão troféu e credenciais para a Mostratec Júnior 2022. Na categoria EJA, em todos os níveis da educação de jovens e adultos, o trabalho com maior pontuação receberá troféu de Projeto Destaque.

“A iniciação científica é parte fundamental do desenvolvimento e do conhecimento do ser humano. Oportunizar aos alunos esta experiência, promove seu protagonismo, leva a inúmeras descobertas e oportuniza a socialização. Ver a alegria e realização de cada aluno ao apresentar suas construções e saberes nos deixa muito felizes”, reitera a coordenadora da Femicta, Tais Oliveira Martins.

Mostratec

A Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, e ocorre de 24 a 28 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo. No evento, são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Além da exposição de projetos, a Mostratec conta com eventos integrados como SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica,  Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. A cada ano aumenta o número de visitantes e participantes, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.

*Foto: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s