Com o desejo de comemorar o Dia do Adolesci e as semanas municipais da Juventude e do Estudante, a Comissão de Educação, Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Igrejinha realizou o 1º Ciclo de Palestras para alunos do ensino médio de Igrejinha. Foram atendidos mais de 430 alunos da Escola Olívia Lahm Hirt. A proposta dos idealizadores é que este seja um evento realizado anualmente.
A primeira edição do evento teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da saúde mental e emocional e para tanto, contou com a presença de três psicólogos que de forma gratuita, abordaram o tema com os alunos. O psicólogo clínico e perito do judiciário em Avaliação Psicológica e Depoimento Especial Alessandro Lauck falou pela manhã com a palestra intitulada “Lá em casa continuam os mesmos problemas”. À tarde, a psicóloga clínica e Mestre em Psicologia Sandi Nottar Tavares falou para os alunos sobre “O Autocuidado como preceito de qualidade de Vida e a noite a psicóloga clínica com especialização em Avaliação Psicológica Fernanda Matte falou sobre “Adolescência versus Depressão: Bora falar sobre isso?”. Além dos psicólogos, a Faccat também esteve presente distribuindo brindes, falando sobre o futuro dos alunos e apresentando seus cursos.
A Comissão de Educação, Cidadania e Direitos Humanos é formada pelos vereadores Diana Spohr, Douglas Perkoski e Neide Zeni, que coordenaram o evento. Para a realização da ação, houve o apoio da Câmara Municipal, Faccat, Padaria e Confeitaria Lanz, Supermercado Avenida e Avenida Veículos. Os apoiadores, além de contribuir com o espaço, ainda disponibilizaram lanches para todos os mais alunos que compareceram ao evento.