Unindo música e ensino musical de qualidade, aliado ao turismo diferenciado do município, o Festival de Choro da Serra Gaúcha movimentará a cidade com shows, aulas, palestras e rodas sobre o gênero musical brasileiro. De 19 a 21 de agosto, o público poderá conferir apresentações e rodas de choro com sete grandes atrações: os grupos Sexteto Gaúcho, Choro das Gurias, Naquele Tempo, Chorei Sem Querer, Descendo a Serra, além dos especiais Seresteiros do Brasil com o cantor Gabriel Maciel e a Gafieira do Festival comandada pelo pianista Fernando Leitzke.
Durante os três dias, estudantes de música e o público em geral poderão participar das atividades formativas do festival, onde aprenderão mais sobre o primeiro gênero musical brasileiro. O acesso aos shows e oficinas é gratuito e aberto a todos os públicos. Ao todo serão 11 shows e 3 oficinas que percorrerão diversos pontos da cidade como a Livraria Miragem, o hotel Parador Hampel, a Igreja Matriz, escolas municipais e o Mátria Parque de Flores, entre outros locais.
A programação conta com o patrocínio da prefeitura municipal, apoio de Auro Ruschel Advogados Associados e é uma realização da Branco Produções e Oficina de Choro.
O Choro
Choro é a música do Brasil, nossa primeira música urbana nascida há quase 200 anos mistura o que há de mais original em suas diversas influências caracterizando um gênero musical plural e representativo.
Inicialmente desenvolvido no Rio de Janeiro, rapidamente o choro se espalhou por todo o país somando assim características regionais e naturalmente criando diferentes sotaques para a mesma música. Nos últimos 15 anos um grande movimento educacional fez aumentar significativamente a prática de choro. Iniciativas como a da Escola Portátil de Música – EPM, hoje com mais de mil alunos e a Oficina de Choro de Porto Alegre com mais de 15 anos de experiência no ensino de choro, fizeram o gênero crescer em ritmo acelerado. São milhares de chorões frequentando as escolas de música em busca do conhecimento e da prática deste ritmo tão genuíno. São milhares de pessoas que participam das rodas de choro e de shows que se multiplicam por todo o Brasil, além de festivais de expressão regional e nacional.
Programação:
Sexta-feira – 19/08
- 10h30 – Oficina de Choro em escola pública municipal
- 14h30 – Oficina de Choro em escola pública municipal
- 19h – Shows com os grupos Choro das Gurias e Naquele Tempo (Igreja Matriz)
- 20h30 – Show Sexteto Gaúcho com participação de Gabriel Maciel (Miragem Livraria)
– Trio Itinerante nos bares e restaurantes de São Chico - 21h – Roda de choro (Restaurante Sabor da Serra)
Sábado – 20/08
- 10h30 – Painel “Mulheres no Choro” com o grupo Choro das Gurias (Miragem Livraria)
- 13h – Show com grupo Descendo a Serra (Parador Hampel)
- 14h – Oficina de Choro com Mathias Pinto e grupo Naquele Tempo (Centro de Informações Turísticas)
- 15h – Show com grupo Naquele Tempo (Centro de Informações Turísticas)
- 16h – Shows com os grupos Choro das Gurias, Chorei sem querer e Seresteiros do Brasil (Mátria Parque das Flores)
- 20h – Shows com Descendo a Serra, Naquele Tempo e Gafieira do Festival (Parador Hampel)
Domingo – 21/08
- 11h – Roda de Choro de Encerramento do Festival (Lago São Bernardo, próximo ao pedalinho)