Exposição celebra os 116 anos de Mario Quintana na Biblioteca Pública do Estado

Os 116 anos do “poeta passarinho” Mario Quintana estão movimentando Porto Alegre com atrações. A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), convida o público para comemorar o aniversário de nascimento do poeta (1916 -1994), visitando a mostra que reúne fragmentos da vida e obra do autor e tradutor, na Sala de Leitura da BPE. A Exposição iniciou no último dia 28 e segue até 18 de agosto, com entrada franca.

A exposição “Mario Quintana: 116 anos de poesia” apresentará o manuscrito de poema inédito do autor, doado esse ano pela Associação dos Amigos da BPE, assim como cópias de outros originais, fotografias, informações e documentos, além das edições dos seus principais livros.

“Mario Quintana era frequentador assíduo da Biblioteca Pública do Estado, considerada por ele um refúgio de estudo e lazer”, comenta a diretora da BPE, Morgana Marcon. “Recentemente, em nossas pesquisas, descobrimos que ele frequentava a Biblioteca desde adolescente. Uma passagem do livro Da preguiça como método de trabalho cita que, quando o poeta tinha 17 anos, seu pai, incomodado, veio à Biblioteca Pública consultar o fichário para informar-se sobre quais livros o filho lia, e saber de onde o menino tirava aquelas ideias. Por esta e outras razões, é mais que um prazer celebrar a vida e a obra desse saudoso poeta”, completa Morgana.

Como lembrança, os visitantes poderão escolher em um baú e levar para casa alguns poemas de Mario Quintana. A Biblioteca Pública do Estado funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h, sempre com entrada gratuita. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (51) 3244.5045.

*Foto: Eliane Neves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s