Cartões para pratos da Festa da Colônia de Taquara, em agosto, estão à venda

Iniciou nesta quinta-feira (14) a venda de cartões para a primeira edição da Festa da Colônia, que será realizada no dia 6 de agosto, na Sociedade 5 de Maio, no Centro de Taquara. Os cartões já podem ser adquiridos na Diretoria de Cultura do Município, ou diretamente com os responsáveis por cada entidade parceira, ao custo de R$ 40,00 por pessoa e para cada tipo de comida. A festa tem caráter beneficente e está sendo organizada pela Prefeitura de Taquara, através da Diretoria de Cultura, com apoio do Sesc-Taquara. Todo o lucro obtido com a venda de cartões será revertido para cada entidade participante, como o Rotary Inclusão, Lions Clube, Corrente do Bem, Lar Padilha, Magno Rigo Centro de Saúde (que destinará seus lucros à ONG Vida Breve), Café Cavalheiro e Agricultura Familiar.

A programação será das 8h às 22h. A partir das 8h, em frente à Sociedade, haverá a Feira do Colono, com a venda de produtos coloniais. De tarde, às 15h30, será servido o café colonial, com queijos, salame, cucas, bolos, pães, linguiça, entre outras receitas, produzidos pela Agricultura Familiar de Taquara. No turno da noite, às 20h, é a hora do jantar, com cinco diferentes receitas que serão servidas ao público. “Será um grande festival gastronômico, feito por pessoas da nossa cidade, ressaltando as culinárias brasileira, italiana, portuguesa e alemã, celebrando as múltiplas culturas presentes no Município”, conta o diretor de Cultura, Luciano Salvaterra. “Percebemos um clima contagiante da comunidade, que demonstrou grande interesse em prestigiar o evento e saborear as deliciosas receitas que serão preparadas. A Festa da Colônia tem tudo para ser um sucesso”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.

O que será servido por cada entidade

  • Rotary Inclusão: culinária brasileira, com escondidinho de mandioca;
  • Lions Clube: culinária italiana, com polenta, galinha caipira e salada de radite com bacon;
  • Corrente do Bem: culinária brasileira, com feijoada, couve e laranja;
  • Lar Padilha: culinária alemã, com chucrute, batata refogada, salsicha bock e joelho de porco desfiado com legumes. De sobremesa, uma torta de maçã (apfelstrudel) e café servido na mesa;
  • Magno Rigo Centro de Saúde e ONG Vida Breve: culinária portuguesa, com pataniscas de batata, caldo verde português e baba de camelo de sobremesa;
  • Agricultura Familiar: café colonial, bolos, pães, cucas, wafer, queijos, linguiça, salame, geleias, café, chás, entre outros itens;
  • Cavalheiro Café: cafés especiais de pequenos produtores de diferentes regiões do Brasil.

Participantes ressaltam a festividade

O diretor do Lar Padilha, Fernandes Vieira dos Santos, ressalta que a instituição sempre foi parceira dos eventos realizados pela Prefeitura, ajudando não apenas no retorno financeiro, mas também na divulgação do trabalho feito no acolhimento de crianças e adolescentes. “Acreditamos que a Festa da Colônia poderá oportunizar, valorizar e divulgar tradições e culturas taquarenses, tão importantes para a identidade do Município”, conta. O presidente do Lions Clube de Taquara, Alexandre Lencioni, lembra que o clube tem como regra promover a integração da comunidade, em benefício de quem mais precisa. “Todo o dinheiro arrecadado vai ser destinado a um projeto social, que ainda não está definido. Estamos juntos neste evento também para enaltecer nossos antepassados que desembarcaram aqui com suas tradições culinárias”, frisa.

Também presente no evento, a Corrente do Bem é um grupo de voluntários que realiza ações para auxiliar famílias especiais. “Estamos sempre pensando em projetos para arrecadar valores e direcionar a uma iniciativa que fará um bem para uma família. Participar da Festa da Colônia será uma grande oportunidade para nós”, relata a representante do grupo, Elen Fernanda de Lima. Já a participação do Club Rotary Inclusão de Taquara tem como objetivo juntar fundos para a montagem de um banco ortopédico. “Com certeza o valor adquirido com a nossa participação no evento somará muito para este projeto que é um grande sonho nosso”, conta a vice-presidente Lísia Ebling.

A representante da Agricultura Familiar de Taquara, Margarete Martini, lembra que participa de eventos promovidos pelo Município há mais de dez anos, e que a Festa da Colônia será uma oportunidade para fazer bons negócios. “É um evento em que consigo fazer uma divulgação maior do que vendo. Estou sempre disposta em colaborar com as festividades realizadas na cidade”, relata.  O proprietário da Cavalheiro Café, Thiago Cavalheiro, ressalta a importância de iniciar a parceria com a Prefeitura de Taquara. “Trata-se de um evento que visa fortalecer as tradições e as origens da cidade e, em contrapartida, poder divulgar os cafés das diferentes regiões do Brasil.”

O dentista Magno Rigo, da Magno Rigo Centro de Saúde, conta que a participação do consultório terá como objetivo de beneficiar a ONG Vida Breve. “Acreditamos que a participação social pode moldar a cidade que nós cidadãos almejamos. Enxergamos esse potencial na Festa da Colônia, uma oportunidade de fazer nossa parte e contribuir com o desenvolvimento da cidade, da comunidade e dos que são atendidos pela ONG”, completa. 

Apresentação musical

A Festa da Colônia terá a participação confirmada da Banda Real Madrid, que toca a tradicional bandinha alemã. Pela manhã, o grupo percorrerá algumas ruas do Centro de Taquara, chamando a comunidade para participar do evento. A partir das 18h, o grupo também estará em frente à Sociedade 5 de Maio, recepcionando os visitantes. 

Cartões

Para o café colonial e jantar, o valor da entrada é de R$ 40,00 por pessoa e para cada tipo de comida servida. Os cartões podem ser retirados na Diretoria de Cultura, na Rua Nelson Renck, 2957, Bairro Centro, ou diretamente com os representantes de cada entidade parceira. Serão 50 cartões disponíveis para cada prato diferente do jantar, e 100 para o café colonial. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (51) 3541-9200, ramal 293. 

*Fotos: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s