Atleta igrejinhense conquista vaga para o Troféu Brasil de Atletismo nos 3000m com obstáculos

O atleta igrejinhense Lucas Mateus Radtke se prepara agora para o seu maior desafio: sua primeira prova em competição nacional. No último dia 28 de maio, ele conquistou o índice necessário para participar do Troféu Brasil de Atletismo, maior competição da América Latina na modalidade, na prova de 3 mil metros com obstáculos. “É um sonho realizado. Neste campeonato só estão os melhores atletas de cada modalidade do atletismo e para estar lá os índices que precisam ser atingidos são fortíssimos. Foi um grande feito”, conta ele que concluiu a prova em fez a marca de 9 minutos, 37 segundos e 20 centésimos – bem abaixo do índice exigido.

Lucas corre desde 2012 e soma mais de 130 pódios, com conquistas regionais e estaduais. Aos 27 anos, ele é profissional de educação física e hoje tem uma assessoria esportiva, treinando outros atletas de corrida (profissionais e amadores). Em sua trajetória, sempre foi corredor de meio fundo (800metros, 1500 metros) e fundo (5 km, 10km, meia maratona – 21km). Em 2021, resolveu encarar uma nova modalidade no atletismo, com um treinamento diferenciado para correr com barreiras. Em agosto de 2021, o atleta teve sua primeira experiência correndo o 3mil metros com obstáculos e já obteve conseguiu um bom desempenho. Em outubro, alcançou o terceiro lugar no Campeonato Gaúcho de Atletismo. E foi aí que começaram os pensamentos de que poderia atingir o índice para ir ao campeonato nacional.

Lucas é um atleta federado da equipe ANR-IJUÍ/Unimed Noroeste/RS, entidade que estará representando na competição nacional. O evento nacional será realizado de 22 a 25 de junho, no Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro. A prova do igrejinhense acontece no dia 23 às 16h55.

*Fotos: Acervo Pessoal/Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s