Taquara lança o Plano Municipal de Turismo para estimular desenvolvimento do setor

A Prefeitura de Taquara apresentou, na última semana, o Plano Municipal de Turismo, um documento que traz as atividades e ações que o Município deverá implementar para o desenvolvimento do turismo. O plano foi desenvolvido pela Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo, com a supervisão do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e auxílio do Comitê Municipal de Turismo (Comtur). 

Sobre a elaboração do projeto, o secretário de Orçamento e Finanças, Douglas Kaiser, explica que o plano é um documento norteador das iniciativas propostas pelo Município para desenvolver o seu turismo. “A principal função é contribuir para o fortalecimento do turismo sustentável. Além disso, demonstra organização e facilita a busca de recursos externos para o atingimento de metas”, analisa.

O Plano Municipal de Turismo é dividido em seis eixos. O primeiro deles está em estruturar a organização do setor, com a atuação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), criação de parcerias e trabalhos com macroestrutura e microestrutura. O segundo eixo está em trazer a oferta do produto turístico, destacando experiências e valorizando o turismo seguro. A terceira diretriz está na adequação de eventos, com a elaboração de um calendário de divulgação. O quarto ponto está na capacitação, promovendo cursos de formação, qualificação e visitas técnicas. A quinta parte está na promoção do destino de Taquara com estratégias de marketing e comunicação. E o sexto eixo é o de monitoramento, através de pesquisa e avaliação dos impactos do turismo.

Valorização da história do Município

A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, destacou a importância da realização deste projeto, que destaca os diferenciais histórico e cultural do Município, além de sua localização estratégica, que liga a cidade com a Região Metropolitana, a Serra Gaúcha e o Litoral Norte. “Taquara é um local com uma grande oferta de produtos turísticos. Estamos em busca de fazer do turismo uma fonte de desenvolvimento econômico, o que será benéfico para toda a população”, destaca.

Trabalho de parceria

Para a elaboração do Plano Municipal de Turismo, o secretário conta que o Sebrae foi contratado por sua expertise em relação ao desenvolvimento, e pela parceria que o serviço mantém com o Município. Desta forma, o Sebrae subsidiou parte do valor do trabalho, enquanto Taquara complementou. Quem coordenou a criação do projeto foi a consultora especialista em turismo do Sebrae, Ivane Fávero, com representantes de entidades e moradores. 

Sobre o trabalho em conjunto, Douglas destaca esta e outras parcerias já estabelecidas com foco no desenvolvimento do turismo de Taquara. “Além do Sebrae, tivemos a colaboração já estabelecida com a Associação Taquarense dos Amigos Ciclistas (Atac), com a Faccat, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindilojas, Senac, dentre outros, além da fundamental representatividade do Comtur. Todo este trabalho em conjunto, bem como parcerias futuras, é de suma importância para o desenvolvimento do turismo”, destaca. O secretário complementa que a organização das cidades do Vale do Paranhana como uma instância de governança em termos de turismo também permite a união de esforços e a captação de recursos.

*Foto de capa: Ander Peters

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s