Escritores do Vale do Paranhana participam de sessão de autógrafos em evento dos 250 anos de Porto Alegre

A partir da articulação do Coletivo de Escritores e Artistas do Paranhana, na próxima sexta-feira, 22, seis escritores do Vale do Paranhana participam, em Porto Alegre, de um bate-papo e sessão de autógrafos sobre suas obras. Com entrada gratuita, o momento faz parte das comemorações dos 250 anos da capital dos gaúchos e será no Chalé da Praça XV, em frente ao Mercado Público de Porto Alegre, com início as 18h. Estarão representando os artistas da região Airton Schirmer (Passagens), Ana Elicker (Literácia Digital), Doralino Souza da Rosa (Dentes no Copo do Uísque), Patrícia Ziani Benites (Tocando o Coração, Enxergando a Alma), Paulo Wagner (Crônicas do  Sul do Mundo) e Vera Regina Oliveira (Fragmentos de um Sonho Três).

Em 2021, o escritor Paulo Wagner, morador de Taquara e atual presidente da Associação do Coletivo de Escritores e Artistas do Paranhana (CEAP) participou da Feira do Livro de Porto Alegre. Foi aí que se abriu um canal de troca de experiências com escritores de todo o RS, coletivos e entidades ligadas a literatura e cultura. Após isso, membros do coletivo do Paranhana começaram a participar de lives, mostrando a potencialidade dos escritores locais com suas obras editadas, além dos trabalhos de editores como a revista Paranhana Literário articulada pelo jornalista e escritor Doralino Souza da Rosa, além da grande diversidade cultural da região. Essa realidade demonstrada foi fundamental para abrir as portas para levar nossos escritores para esse destaque na cena literária. “Este é um momento muito peculiar para os escritores do Paranhana, pois além do destaque estadual desse evento de maneira coletiva, afirma a região com sua potencialidade cultural, agrega os agentes culturais e encoraja muitos escritores a tomarem coragem para irem atrás do sonho de publicarem suas obras”, comemora Paulo Wagner.

Todos os artistas membros do coletivo que tiveram interesse em participar do evento tiveram suas obras enviadas para a Comissão Organizadora do evento. A escolha de quem iria para o momento foi desta, realizada com base na boa qualidade e diversificação literária de estilos.

A equipe do coletivo está organizando para sair às 16h, de Taquara. Quem desejar acompanhar a comitiva pode entrar em contato pelo telefone/Whats 51 99215 0948 com Paulo.

Sobre o Coletivo

Foi em 2021 que alguns escritores, artistas e ativistas culturais começaram a conversar com o objetivo de iniciarem um grupo que defenda os interesses do segmento na região. Assim surgiu o Coletivo de Escritores e Artistas do Paranhana (CEAP), oficializado com a escolha de sua primeira diretoria em novembro do mesmo ano. Atualmente, o Coletivo conta com 18 integrantes de todas as cidades do Paranhana. No entanto, Paulo pontua que há espaço para mais pessoas, assim como se sabe da existência de muito mais artistas literários na região. “Não conseguimos estimar o número exato, até porque a grande maioria dos escritores não conseguiram publicar seus livros. Temos uma estimativa que aqui no Paranhana tem mais de 100 pessoas envolvidas com criações literárias. O que precisamos é de organização, juntar as forças e nos ajudarmos mutuamente. O Coletivo tem essa função como prioridade”, explica.

Os objetivos do Coletivo são: Organizar e juntar os escritores e artistas num Coletivo amplo, democrático, e participativo de caráter deliberativo e propositivo referente aos movimentos e políticas culturais da região; Ser uma organização de alcance jurídico na proposição de projetos de incentivo através das leis e editais de incentivo a Cultura em todos os níveis (municipal, estadual e federal), bem como editais de Patrocínio de Estatais e da Iniciativa Privada; Juntar forças para conseguir  coletivamente melhores preços com editoras e gráficas na produção dos livros

Quem desejar saber mais sobre o trabalho, pode acompanhar através da página no Facebook Coletivo dos Escritores e Artistas do Paranhana ou entrar em contato pelo WhatsApp 51 99215.0948.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s