As soberanas das festas regionais despertam os olhares de admiração e encantam as pessoas. Um dos itens que contribui muito para isso são os trajes usados por elas, que carregam traços das festas que representam, celebram a beleza das mulheres e sempre buscam passar uma mensagem através deles. As Soberanas da Kuchenfest de Rolante, rainha Joana Yasmin Finger Diedrich, 1ª Princesa Emily Cristie Schwingel e 2ª Princesa Débora Schierholt, apresentaram seus trajes oficiais em uma produção que homenageia o município e suas tradições.
O traje foi elaborado a partir de uma reunião com o estilista Rafael Andrade, de Taquara, onde a diretora de Cultura de Rolante, Joyce Reis, apresentou alguns elementos representativos utilizados em edições anteriores da festa e as soberanas também contribuíram com algumas sugestões, que colaboraram para o resultado final.
A cor principal do vestido é o vermelho, que é a cor predominante da bandeira do município. O traje recebeu o espartilho, que é um elemento que objetiva homenagear as tradições culturais herdadas da colonização alemã, além de ser muito feminino. O babado dá leveza ao conjunto e representa a hospitalidade do povo rolantense, trazendo ainda a “cor da cuca”, deliciosa iguaria tradicional da festa e do município que é conhecido como Capital Nacional da Cuca.

“As soberanas, além de serem as anfitriãs da Kuchenfest, desempenham um importante papel na divulgação do nosso município, por isso, através desse traje queremos transmitir a alegria e hospitalidade da nossa terra”, explica Joyce que pontua que os trajes acompanham a corte em diversos compromissos oficiais durante todo o reinado.
Para Rafael, que já fez trajes de soberanas de outras festas e trabalha em mais looks de festas de região, é sempre uma oportunidade especial integrar essas criações. “Foi muito incrível fazer parte deste projeto. Desde criança sempre via as soberanas das festas, idealizava esse momento. Hoje ter a possibilidade de fazer as roupas das soberanas que eu tanto admirava desde criança é muito gratificante”, destaca o estilista.