Usaflex recebe o selo diamante do Programa Origem Sustentável

A Usaflex foi certificada no nível máximo do Programa Origem Sustentável, conquistando o selo Diamante. Criado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), o Origem Sustentável certifica empresas do setor com processos produtivos baseados nas mais importantes referências internacionais de sustentabilidade, alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e ao Global Reporting Initiative.

A certificação foi entregue pelo presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, e pelo presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, durante visita à fábrica da Usaflex, em Igrejinha. Segundo Ferreira, a Usaflex entra para o rol de empresas comprovadamente sustentáveis. “Como única certificação de sustentabilidade na cadeia produtiva do calçado do mundo, o Origem Sustentável traz vantagens competitivas, sobretudo para a exportação a mercados mais desenvolvidos, caso da Europa e América do Norte”, comenta.

Para o CEO da Usaflex, Sergio Bocayuva, é muito importante ter essa chancela. “Uma certificação em sustentabilidade focada na cadeia produtiva do calçado, que avalia os indicadores nas dimensões econômica, ambiental, social e cultural, traduz a excelência das ações realizadas pela empresa e refletem na perenidade da empresa e no bem-estar de todos os envolvidos”, diz ele.

Para integrar o programa que aborda os indicadores econômicos, sociais, culturais, ambientais e de gestão em sustentabilidade, não foi preciso realizar nenhuma adaptação, apenas evidenciar junto aos 104 indicadores do programa, as ações realizadas, já que a sustentabilidade faz parte da cultura da empresa. “Foi um desafio implementar um programa que, dentre outras questões, avalia o passo a passo do processo produtivo e em paralelo à implantação de um novo sistema de gestão SAP (Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung)”, diz Bocayuca.

A Usaflex tem desde 2012, um comitê composto de colaboradores responsáveis por elaborar e executar as ações de sustentabilidade, e em 2020, lançou a Política de Sustentabilidade da companhia, traçando objetivos e metas de médio prazo. Em uma sociedade cada vez mais preocupada com as questões ambientais e sociais, a empresa firmou, recentemente, com seu manifesto o compromisso público da sua nova Política de Sustentabilidade que traça objetivos e metas até 2025.

Programa
O Origem Sustentável já tem nomes como Vulcabras, Piccadilly, Bibi, Beira Rio, Boxprint e Caimi & Liaison certificadas, e outras em processo de implementação, caso da Schutz, Ramarim, Via Marte, Redeplast, Calçados Ala e Bebecê. Com auditorias credenciadas pela SGS, Bureau Veritas, ABNT e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s