Preservação da história do Paranhana: Construarte é patrocinadora do restauro da Stein Haus

Um espaço histórico e que ajuda a recontar a trajetória dos imigrantes alemães pelo estado: essa é a Stein Haus, em Igrejinha. A preservação do local e sua história ganharam uma importante aliada, a Construarte Engenharia e Construção, que é uma das patrocinadoras do restauro. O projeto de restauração da Casa de Pedra foi apresentado na última semana.

Ciente da importância histórica e cultural da Casa de Pedra para a cidade de Igrejinha, região e para o estado, a empresa – que é uma das 30 maiores construtoras do Brasil, de acordo com o ranking INTEC 2021 -, é uma das patrocinadoras da ação, doando ao projeto R$50.000,00. “Mais do que consciência, temos respeito e um compromisso público em auxiliar na manutenção da nossa história e das nossas tradições. Espaços como a Stein Haus mantêm vivo o legado daqueles que auxiliaram na construção e no desenvolvimento de toda uma região aqui no Rio Grande do Sul. Temos a certeza de que esse projeto resultará em um dos pontos turísticos mais visitados da região. Poder colaborar, com o peso da marca Construarte, nos enche de orgulho”, afirma Leandro Kunst, engenheiro e diretor da empresa que completou 50 anos em 2021.

Construída por Tristão Monteiro no ano de 1862, a Casa de Pedra foi abrigo para os primeiros imigrantes alemães que chegaram na região, assim como serviu de pousada para operários da via férrea, de armazém para secos e molhados, entre outros usos. Reconhecido como Patrimônio Histórico Estadual desde 2010, o casarão passará por um grande processo de restauração que se projeta sobre os 160 anos da casa, a ocorrer em 2022, e sobre os 200 anos da imigração alemã no Brasil, em 2024. O restauro tem por intuito preservar e evidenciar a arquitetura do prédio, respeitando sua originalidade e transformando o espaço em uma referência cultural, conectando áreas culturais como patrimônio, memória, música, canto, dança e língua.

O poder público local segue em busca de novos parceiros para viabilizar o início das obras, que também terão financiamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura e da Lei Rouanet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s