A noite de quinta-feira, 04, celebrou a literatura do Rio Grande do Sul e seus talentos literários, a cerimônia de divulgação dos vencedores nas oito categorias do 4º Prêmio Minuano de Literatura. O prêmio é uma realização da Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), com a colaboração do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A cerimônia, restrita a convidados, na Sala da Música do Multipalco do Theatro São Pedro, teve a participação de autoridades, escritores e editores. A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, parabenizou os escritores finalistas, destacando a parceria do IEL e da UFRGS na realização do quarta edição do prêmio. “Em todas as áreas da cultura no RS, nossa atenção está voltada para a construção de laços por meio da escuta, do diálogo e da cooperação dos mais variados setores. Em especial, no campo da literatura e do livro, o olhar dos escritores imprime construções potentes sobre a identidade gaúcha em toda sua diversidade”, disse.

A diretora do IEL, Patrícia Langlois, comemorou a consolidação do prêmio em seu objetivo de ressaltar e reconhecer a produção literária gaúcha. “O escritor espera que o leitor possa, realmente, ter uma relação profunda com seu texto, durante a apreciação da obra. Deseja fazer com que o leitor se emocione, se sensibilize e possa obter uma experiência significativa mediante seu texto. Sabemos da importância dessa experiência, e em nossos projetos queremos levar esses textos a cada vez mais leitores. Que esse ofício de escrita muitas vezes tão solitário e esse momento singular de fruição do leitor floresçam e se desenvolvam”.
Conheça os vencedores do Prêmio Minuano de Literatura 2021:
- CATEGORIA INFANTIL: “O armário da vovó”, de Ivone Rizzo Bins, Editora Libretos
- CATEGORIA JUVENIL: “Birman Flint e a Maldição do Czar”, de Sérgio P. Rossoni, Editora AVEC
- CATEGORIA POESIA: “A mulher submersa”, de Mar Becker, Editora Urutau
- CATEGORIA CONTO: “O lado que não era visível para quem estava na estrada”, de Luís Roberto Amabile, Editora Zouk
- CATEGORIA CRÔNICA: “Dia de amar a casa”, de Mariana Ianelli, Editora Ardotempo
- CATEGORIA FICÇÃO: ROMANCE/NOVELA: “Morte, sul, peste, oeste”, de André Timm, Editora Taverna
- CATEGORIA ILUSTRAÇÃO: “Os avós são para sempre”, de Daniel Cassol, Ilustrações de Luiza Hickmann, Edição Independente
- CATEGORIA ESPECIAL: “Crítica da razão idolátrica – Tentação de Thanatos, Necroética e Sobrevivência”, de Ricardo Timm de Souza, Editora Zouk