Relendo o Mundo

No momento em que as Feiras do Livro ressuscitam, seja em meio aos jacarandás da praça da Alfândega em Porto Alegre ou em outros locais por vários municípios do estado, é inevitável conter o riso, a euforia e a alegria, mesmo que  sob as máscaras dessa pandemia que ainda nos ronda.

Por isso, quando fizemos o primeiro sarau presencial, após quase dois anos, na Feira do Livro de Ivoti, no final de outubro, sabíamos que algo reacendia nossa esperança, não só por rever os amigos, os músicos e os escritores, mas  principalmente por saber que a literatura segue pulsando em cada palavra impressa.

Ler ilumina mentes e mundos, mesmo que alguns não queiram. Os livros saltam das bancas e se impõem para todos, indistintamente. Há uma festa em cada sessão de autógrafo, um alvoroço, uma felicidade reprimida e uma saudade que nem imaginávamos ser tão grande.

Foram os livros nossos melhores companheiros durante esse período obscuro de pandemia e de ignorância por parte de alguns indivíduos, tão obscuros quanto a peste.

Cegos por opção, esses só enxergam o que querem, presos ao analfabetismo da alma. Mesmo sabendo ler, desperdiçam a grande chance do conhecimento e seguem sem ver o mundo.

Ler é hábito, é vício, é distração, é meditação, é entretenimento, é ciência, é brincadeira, é conhecimento, é compreensão, é vida e transformação. Basta abrir algumas páginas e já entramos em um outro universo, que pode ser o nosso também, bem escondidinho onde ninguém imagina.

Quero acreditar que os leitores destas feiras do livro pós-pandemia sejam capazes de arrastar seguidores para pensar este mundo com lucidez e clareza, longe das trevas que ainda assombram por aí.

Aos poucos, a vida se refaz em luz e clareia quem sabe ler a si mesmo e ao outro. Boa leitura!

***Fotos: retorno do Sarau com Café em Ivoti na 38ª Feira do Livro de Ivoti.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s