Uma reflexão multidisciplinar sobre o comportamento humano é a proposta do escritor Lineu Hardessem em seu primeiro livro. Intitulado Ensaio Sobre Nós: Proposições Realistas Sobre as Pessoas e a Sociedade, a obra une áreas como Filosofia, Psicologia, Antropologia, Economia e Política. O autor acredita que os conhecimentos trazidos por escritores como René Descartes, Carl Sagan, Charles Darwin e Ludwig Von Mises podem e devem ser estudados de maneira multidisciplinar, permitindo analisar a realidade de forma ampla.
Natural de Porto Alegre, Hardessem é servidor público, graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). Segundo Hardessem, as principais linhas de pensamento da publicação são Racionalismo, Empirismo, Humanismo, Liberalismo, Utilitarismo e Secularismo, e suas principais atitudes, como autor, são o antidogmatismo, a iconoclastia, o questionamento e a propositividade. “O livro é o resultado de uma incansável curiosidade. Desde criança, sempre fui movido pelo desejo de compreender o mundo em seus diversos aspectos”, pontua.
Hardessem discorre ao longo de quase 400 páginas sobre tópicos como crenças, sistemas de poder, dilemas éticos, desigualdade, entre outros assuntos. Com essa abordagem, o escritor propõe aos leitores que permitam-se deixar a zona de conforto e os provoca a irem além dos conceitos enraizados em nossa cultura, questionando visões fundadas em senso comum. As principais ideias defendidas ao longo da narrativa são a civilização como objetivo superior ao Estado, o bem-estar como objetivo superior à riqueza, a convivência e a interação humanas como objetivos superiores ao “sucesso” econômico e profissional, entre outras.
O livro foi publicado pela editora portuguesa Chiado Books e está à venda nas principais livrarias online do Brasil.