Gratuita e presencial, Porto Alegre recebe exposição “Linha de voo” a partir desta terça-feira

A exposição presencial Linha de voo, de Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves, chega a Porto Alegre nesta terça-feira, dia 5 de outubro e segue até 6 de novembro, na Fundação Força e Luz (Andradas, 1.223). A live de abertura acontece no dia 5 de outubro, às 19h, no Instagram @linhadevoo. Com uma combinação muito particular entre foto e pintura, Linha de voo tem curadoria de José Francisco Alves.

A atração pode ser conferida de terças a sextas-feiras, das 10h às 19h, e sábados, das 11h às 18h. A visitação também pode ser acompanhada por mediadores da instituição (de terças a sábados, às 14h e 16h) e com mediação dos próprios artistas e curador (sextas, às 16h). As visitas guiadas necessitam de inscrição prévia através de formulário disponível na bio do Instagram da Fundação Força e Luz, @cccev_cultura.

Linha de voo dá sequência às mostras Voo da pedra (2019) e Plano de voo (2020). A figura do pássaro sugere uma narrativa visual que aproxima a fotografia ao desenho num mesmo suporte. Os dois artistas visuais transitam entre diferentes linguagens das artes visuais para apresentar uma proposta híbrida. O visitante poderá retirar gratuitamente um exemplar do livro da exposição, que também está online no site do Sesc.

Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves. Foto: Simone Schlindwein

O curador José Francisco Alves, é professor do Atelier Livre Xico Stockinger, doutor e mestre em História da Arte e membro da AICA e ICOM. No texto curatorial, ele interpreta: “Para os artistas, este pássaro pode se resumir a uma forma de simbologia do tempo. O grafismo de Antônio em meio ao pássaro capturado por Bebeto é, em verdade, uma escrita sobre o tempo, e o sobre espaço na existência que ocupamos ao percorrer este tempo. O tempo que vivemos antes, agora e depois”.

O projeto tem financiamento do Pró-Cultura RS Fundo de Apoio à Cultura – FAC, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com produção executiva da Stephanou Cultural. Pelotas e Uruguaiana (terra natal de Bebeto Alves) já receberam a mostra. Em novembro, será a vez de São Leopoldo, no Centro Cultural José Pedro Boessio. Informações no site linhadevoo.wixsite.com/linhadevoo, onde é possível baixar gratuitamente o livro dos artistas e conferir todas as informações sobre o projeto. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s