Livro As Meninas, de Lygia Fagundes Telles, é tema do Clube de Leitura virtual e gratuito do Instituto Ling

Vencedor do Prêmio Jabuti – um dos mais importantes da literatura brasileira – o livro  As Meninas, de escritora Lygia Fagundes Telles, será o tema de discussão do Clube de Leitura do Instituto Ling do mês de setembro. O encontro virtual será conduzido pelo professor de Letras da PUCRS Altair Martins, que conversará com os participantes sobre a biografia e a trajetória da autora, além das peculiaridades do livro escolhido, que apresenta uma técnica literária diferenciada ao utilizar diversos focos narrativos.

Romance As Meninas de 1973 rendeu o Prêmio Jabuti para a escritora que hoje está com 98 anos.

A atividade acontece no dia 28 de setembroterça-feira, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da instituição. Para receber o link direto do evento, lembretes e o material preparatório, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.
 
Lygia Fagundes Telles nasceu em São Paulo, cidade onde reside até hoje, aos 98 anos. Considerada pela crítica uma das mais importantes escritoras brasileiras, publicou ainda na adolescência o seu primeiro livro de contos, Porão e sobrado (1938). Estudou Direito e Educação Física antes de se dedicar totalmente à Literatura. Foi eleita para a Academia Brasileira de Letras em 1985 e em 2005 recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura de língua portuguesa. Em As Meninas, narrativa que se passa no auge da ditadura militar, a autora entrelaça de modo sutil e complexo as trajetórias de três meninas universitárias às voltas com o sexo, as drogas e a repressão política.
 
Altair Martins é Bacharel em Letras pela UFRGS e Mestre e Doutor em Literatura Brasileira na mesma universidade. É também acadêmico de História da Arte (UFRGS) e professor da Escola de Humanidades da PUCRS, nos cursos de Letras e Escrita Criativa. Coordena o Grupo de Pesquisa “Intersemioses Criativas” no Programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS. Tem textos publicados em Portugal, Itália, França, Argentina e Espanha. Ganhou, entre outros prêmios, o São Paulo de Literatura (2009) com o romance A parede no escuro e o Moacyr Scliar (2012) com os contos de Enquanto água. Em junho de 2021, lançou seu livro de estreia na poesia, Labirinto com linha de pesca.
 
O Clube de Leitura está em seu quarto ano de atividades e já recebeu grandes teóricos ministrando encontros dedicados a leitura e discussão de romances referenciais. As últimas edições contaram com o cineasta, jornalista e escritor Carlos Gerbase abordando o livro Máquinas como eu, de Ian McEwan; e com a professora de Literatura Kathrin Rosenfield apresentando Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Essas e outras aulas anteriores estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Ling. A atividade é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo/Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.*Foto de capa: Adriana Vichi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s